Tempo integral: matrículas em Rondônia saltam de 5% em 2022 para 5,6% em 2024 | Tudo Rondônia

O programa Escola em Tempo Integral registrou 965 mil matrículas para o ciclo 2023-2024 na educação básica. Foto: Divulgação/MEC

De acordo com os dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep, Rondônia ampliou o acesso à educação integral em todas as etapas da rede pública, exceto no ensino médio, desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com a implementação de políticas como a Escola em Tempo Integral e a colaboração entre governo federal, estados e municípios, a porcentagem de matrículas em jornada ampliada nas creches cresceu de 18,8% para 19,6% entre 2022 e 2024. Na pré-escola, o aumento foi ainda mais expressivo, passando de 0,6% para 1,4% no mesmo período.

Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), a participação saltou de 2,1% em 2022 para 3,5% em 2024, enquanto nos anos finais (6º ao 9º), o crescimento foi de 3,4% para 4,3%. O ensino médio foi, no entanto, a única etapa a registrar uma queda nas matrículas em tempo integral, de 12,1% para 9,9%. No total, Rondônia viu um aumento das matrículas de 5% em 2022 para 5,6% em 2024.

Veja os Resultados do Censo Escolar 2024

Brasil – No cenário nacional, o percentual de dupla jornada nas creches subiu de 56,8% para 59,7% entre 2022 e 2024. Na pré-escola, este índice aumentou de 12,1% para 15,6%, e no ensino fundamental, de 14,4% para 19,1%. O percentual do ensino médio passou de 20,4% em 2022 para 24,2% em 2024. Geralmente, a educação integral subiu de 18,2% para 22,9% nesse período.

Confira o infográfico sobre as matrículas na educação em tempo integral:

Tempo integral: matrículas em Rondônia saltam de 5% em 2022 para 5,6% em 2024 | Tudo Rondônia

Avanços – O programa Escola em Tempo Integral contou com 965 mil matrículas no ciclo 2023-2024 para a educação básica. Para o ciclo seguinte (2024-2025), as redes concordaram em 943 mil matrículas, ainda em processo de declaração até 9 de maio. A abordagem resultou em um aumento de 47 pontos percentuais na implementação de políticas de educação integral, passando de 17% em 2022 para 64% em 2024.

“Ao desenvolver um programa como o Escola em Tempo Integral, baseamo-nos nos resultados do Censo Escolar. Os avanços são fruto de um esforço conjunto, coordenando políticas junto aos entes federativos para atingir as metas da educação básica”, afirmou o ministro Camilo Santana.

O ministro destacou também os progressos nas matrículas em tempo integral no ensino médio. “Estamos próximos da meta do PNE até 2024, alcançando quase 23%, sendo a meta de 25%”, lembrou.

Escola em Tempo Integral – Este programa visa expandir matrículas em tempo integral (7 horas diárias ou 35 horas semanais) em todas as etapas da educação básica. O programa prioriza a ampliação da jornada escolar, focando especialmente em instituições que atendem alunos em situações de vulnerabilidade econômica. O Governo Federal oferece suporte técnico e financeiro, alinhando as propostas pedagógicas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).