Rondônia novamente destaca-se no cenário de inovação do Brasil. Entre os dias 10 e 12 de julho, cinco startups do estado estarão presentes no ESX 2025 – Espírito Santo Innovation Experience, um dos principais eventos de tecnologia, empreendedorismo e investimento do país, realizado na Praça do Papa, em Vitória (ES).
Com o suporte do Sebrae em Rondônia, as empresas Coill Inovação e Transformação Digital, Verde Saber, Fiscontech, Pig e Olimpia Sistemas evidenciam o potencial criativo e a evolução tecnológica da nova economia regional. Selecionadas por meio de um edital nacional, elas oferecem soluções em áreas como educação, sustentabilidade, gestão pública e inteligência fiscal.
Além de garantir espaço no evento, as startups participarão de rodadas estratégicas com investidores, aceleradoras e hubs de inovação de todo o Brasil, uma organização promovida pelo Sebrae, que tem impulsionado o setor com o programa RO – Negócios Inovadores.
“Estar no ESX é um avanço crucial na consolidação da minha startup. Aqui, conseguimos apresentar nossas soluções, interagir com o mercado e estabelecer conexões com investidores e parceiros. Isso é viável graças ao Sebrae, que facilita caminhos concretos para os empreendedores do estado”, afirma Daniel Eggers, fundador da Verde Saber.
Fortalecendo o protagonismo institucional
A delegação de Rondônia também incluiu os três diretores do Sebrae no estado: José Alberto Anísio (superintendente), Carlos Eduardo Sakagami (diretor técnico) e Edson Lemos (diretor de administração e finanças). Durante o evento, eles participaram das reuniões da Abase Norte e da Abase Nacional, ressaltando o papel estratégico do Sebrae no fomento à inovação.
“O Sebrae acompanha de forma estruturada toda a jornada do empreendedor, desde a ideia inicial até a conexão com o mercado nacional e internacional. As startups presentes aqui são resultado de um esforço contínuo de aceleração, formação e articulação com diversos atores do ecossistema”, destacou Carlos Eduardo, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.
De acordo com Rangel Oliveira, analista de inovação e líder em Startups do Sebrae em Rondônia, o estado está vivendo um momento estratégico de destaque nacional:
“Cada uma dessas startups carrega uma história de superação e inovação. Elas enfrentaram desafios, participaram de nossos programas e agora estão sendo reconhecidas nacionalmente. Rondônia está, sem dúvida, no radar da nova economia, e o Sebrae é um pilar fundamental nesse processo”, ressalta.
Rondônia na nova economia
A participação no ESX 2025 faz parte do projeto RO – Negócios Inovadores, uma das iniciativas do Sebrae voltadas ao fortalecimento do ambiente de inovação local. O objetivo é transformar ideias em negócios viáveis, facilitando conexões, mentorias, acesso a capital e inserção em redes colaborativas.
Nos últimos anos, o Sebrae em Rondônia tem se consolidado como um hub de inovação regional, promovendo missões técnicas dentro e fora do país, apoiando programas de tração e fomentando parcerias com universidades, poder público, empresas e organizações da sociedade civil.
A participação no ESX 2025 demonstra que Rondônia está pronta para liderar o futuro da inovação na Amazônia Legal, com o Sebrae à frente desse processo, adotando uma visão estratégica, articulação em rede e compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Leave a Comment