Em 2024, Rondônia conquistou o melhor desempenho da Região Norte no Índice Nacional de Alfabetização Infantil, ficando em 6º lugar no ranking nacional. As informações, publicadas pelo Ministério da Educação (MEC) em 11 de julho, abrangeram mais de 2 milhões de alunos de 42 mil escolas públicas em 5.450 municípios. Esta avaliação faz parte do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que visa recuperar as aprendizagens prejudicadas pela pandemia e garantir que todas as crianças dominem a leitura e a escrita até o 2º ano do ensino fundamental.
Consideram-se alfabetizadas as crianças que possuem habilidades básicas, como ler textos simples e identificar informações explícitas. Um exemplo é a Escola Municipal Rio Madeira, em Porto Velho, onde, desde 2021, o programa Alfabetiza Porto Velho assegura a alfabetização dos alunos até o 3º ano. “Alcançamos resultados significativos com metodologias adaptadas às necessidades de cada estudante”, afirma Érica Navarro, diretora da escola.
O Ministério Público também desempenha um papel importante na educação, focando no acesso, permanência e aprendizado. O Grupo de Atuação Especial da Educação, criado em 2023, já realizou mais de 300 reuniões e visitas a 16 municípios e 10 distritos. “Rondônia tem obtido resultados positivos através de um trabalho colaborativo entre políticas públicas e a comunidade escolar”, ressalta a promotora Luciana Ondei.
Com ações integradas, o estado avança na meta de assegurar a alfabetização plena nos anos iniciais, alinhando-se aos esforços nacionais.
Portal SGC
Leave a Comment