Serviços do Rondônia Cidadã retornam neste fim de semana ao distrito de Nova Londrina, em Ji-Paraná

Após a pausa para a realização da Rondônia Rural Show Internacional, o programa estadual Rondônia Cidadã será retomado no próximo fim de semana com uma nova edição em Ji-Paraná, desta vez atendendo os moradores do distrito de Nova Londrina. Os atendimentos ocorrerão no sábado (7), das 8h às 16h, e no domingo (8), das 8h às 12h, na Escola Estadual Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, situada na Rua Saulo de Alcântara, nº 2.070.

Os serviços essenciais disponibilizados pelo governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e de instituições parceiras, incluem a emissão e atualização do Cartão do SUS, aferição da pressão arterial, verificação da taxa de glicemia, testes rápidos, consultas com clínico geral, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nova Carteira de Identidade Nacional para maiores de 12 anos, 2ª via do CPF, Título de Eleitor e Certidão de Nascimento ou Casamento, além do Passe Livre Estadual para idosos ou pessoas com deficiência, cadastramento no programa Geração Emprego, abertura de contas Gov.br, atividades de lazer, entre outros serviços que normalmente são oferecidos durante a semana.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza a relevância do programa, que já realizou 145.253 atendimentos em 106 edições, auxiliando especialmente aqueles que trabalham ou estudam durante a semana. “O Rondônia Cidadã tem garantido cidadania e dignidade às pessoas que aproveitam o fim de semana para buscar os atendimentos que necessitam, sejam de saúde, assistência social, educação, segurança, emprego ou lazer. É uma gama de serviços oferecidos por meio da Seas e de seus parceiros”, comentou.

Luana Rocha, secretária da Seas, destaca que o programa, criado em 2019 como projeto Seas Cidadã, é um exemplo de política pública social bem-sucedida, atendendo às necessidades de quem mais precisa, com maior comodidade. “O Rondônia Cidadã é essencial para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população, alcançando todas as sedes dos municípios e agora se concentrando nos distritos, vilas e pequenos povoados”, ressalta.

A última edição do programa ocorreu no município de Monte Negro, nos dias 17 e 18 de maio, totalizando 2.080 atendimentos. A próxima edição está agendada para os dias 14 e 15 de junho, na Terra Indígena Pacaás-Novas, em Guajará-Mirim.