Segurança Pública realiza translado de fígado de Rondônia para o Acre

Atualizado em 06/05/2025 09:36

Visando salvar vidas e reforçar as ações das forças de segurança no transporte rápido e seguro, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou, nesta segunda-feira, 5, o traslado de um fígado para transplante, de Porto Velho para Rio Branco.

O órgão será destinado a um paciente do Amazonas em tratamento no Acre. Essa ação foi viabilizada graças a um termo de cooperação entre a Sejusp e a Secretaria de Saúde (Sesacre). Em 2025, já foram realizados três transportes desse tipo, utilizando um avião de pequeno porte e helicóptero.

Ação realizada por meio do termo de cooperação entre Sejusp e Sesacre. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, ressaltou que a ação evidencia os resultados positivos obtidos pela Sejusp através do Ciopaer. “Os helicópteros são fundamentais para salvar vidas, e essa parceria com a Sesacre testemunha o compromisso do Estado com a vida da população”, destacou.

Segurança Pública realiza translado de fígado de Rondônia para o Acre
Coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas, Sergio Albuquerque. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas, Sergio Albuquerque, nos últimos anos foram realizados 10 transportes de órgãos, e a rapidez no traslado garante segurança e eficiência no processo. “Além das operações de segurança pública, o Ciopaer também realiza resgates e transportes aeromédicos”, informou.

 

[Agência de Notícias do Acre]