O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), promoveu uma ação de conscientização e prevenção ao uso de álcool e outras drogas durante a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, que ocorreu de 23 a 27 de junho. A iniciativa engajou a população e contou com a participação de instituições civis, de segurança, educacionais e de saúde, oferecendo uma agenda diversificada de atividades em todo o estado.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) esteve presente nas regionais de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, integrando esforços entre diversos órgãos para não apenas combater o tráfico e o consumo de drogas, mas para oferecer suporte aos dependentes e promover sua reinserção social.
O governador Marcos Rocha enfatizou a importância da ação como uma luta coletiva e contínua: “Devemos unir prevenção, acolhimento e segurança pública. Nossa prioridade é salvar vidas e proporcionar verdadeiras oportunidades de transformação”.
PROGRAMAÇÃO
As atividades tiveram início em 23 de junho com um Pit Stop de Abertura em Guajará-Mirim, que incluiu panfletagem e a participação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), além do Departamento Estadual de Trânsito (Ciretran/Detran) e do projeto Polícia Mirim. Na mesma data, foi realizada a abertura oficial da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas na Escola Simon Bolívar, com uma palestra online do secretário Marcus Rito, que abordou o impacto social das drogas.
O Dia D, também no dia 23, contou com a participação de grêmios estudantis, diretores escolares e representantes de órgãos como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além de programas sociais voltados ao público jovem.
De 24 a 27 de junho, escolas estaduais promoveram palestras educativas sobre os riscos associados ao consumo de álcool, cigarro, vape e drogas ilícitas. As ações incluíram:
- Palestras no Programa Bombeiro Mirim;
- Atividades com a Polícia Mirim;
- Palestra para internos em tratamento, ministrada por uma psicóloga do Creas;
- Rodas de conversa com crianças e adolescentes assistidos pelo Creas;
- Ações educativas e repressivas da Polícia Civil e Polícia Federal;
- Palestras do Caps em penitenciárias;
- Palestra no 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS) sobre prevenção ao uso de drogas;
- Palestra do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE) com o tema “Rondônia contra as drogas: a prevenção é o melhor caminho”.
EM NOVA MAMORÉ
A abertura oficial em Nova Mamoré ocorreu no dia 24 de junho, na Escola Estadual Salomão Silva, reunindo diversas entidades parceiras, como Creas, Caps, Semtas, Detran, Polícia Militar, e a Sejus por meio do GAPE e do Conepod.
A Sejus também participou da iniciativa coordenada pelo Detran, que organizou um Pit Stop informativo no centro da cidade, distribuições de panfletos sobre a Semana Nacional.
EDUCAÇÃO E REINSERÇÃO SOCIAL
Para reconhecer e incentivar a participação dos estudantes, a Sejus distribuiu 70 bolas esportivas para as escolas que receberam palestras, sendo esses materiais produzidos pela mão de obra reeducanda do Programa Pintando a Liberdade.
Fábio Recalde, gerente de Reinserção Social, enfatizou que a prevenção é uma ferramenta crucial no enfrentamento às drogas, que deve começar pela educação.
Segundo Ebenézer Moreira Borges, secretário adjunto da Sejus, a colaboração entre secretarias é fundamental: “Todos desempenham um papel vital na construção de uma sociedade mais segura e consciente. A Sejus está comprometida com essa missão.”
Leave a Comment