O projeto abrange sinalização, construção de duas pontes de concreto, trechos com terceira faixa e passagens para fauna.
A obra da Rodovia TransRondônia (RO-370) avança para sua fase final, com 81 dos 84 quilômetros já pavimentados usando Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um asfalto de alta resistência com 10 centímetros de espessura. A rodovia representa um dos principais investimentos em infraestrutura, com mais de R$ 320 milhões provenientes do governo de Rondônia.
O projeto inclui a pavimentação total dos 84 quilômetros, construção de duas pontes de concreto, adição de faixas para ultrapassagem, passagens para fauna, além de uma sinalização horizontal e vertical completa que garantirá segurança e durabilidade à via.
Em uma visita técnica na terça-feira (8), o governador de Rondônia, Marcos Rocha, e o diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), Eder André Fernandes, acompanharam o andamento acelerado da obra para concluir o trecho restante.
Marcos Rocha destacou a importância da TransRondônia para o desenvolvimento regional: “Com mais de R$ 320 milhões investidos, esta rodovia estratégica favorecerá o escoamento da produção agrícola, proporciona segurança aos usuários e conecta municípios importantes como Parecis e Chupinguaia. Estamos concluindo uma das obras mais transformadoras da história de Rondônia,” afirmou.
O diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, reiterou o compromisso com padrões técnicos elevados na execução da obra. “Desde o início, nossa equipe tem aplicado rigor e planejamento para oferecer uma rodovia de alto padrão. A espessura do pavimento, as medidas de segurança, como faixas adicionais e passagens de fauna, e as obras especiais, como pontes e drenagens, tornam essa rodovia um exemplo em infraestrutura viária no estado,” comentou.
Os engenheiros Diego Delani e Raphael Tomio Colaço ressaltaram o cuidado técnico em cada fase da obra: “Seguimos todas as etapas rigorosamente, desde a terraplenagem até a aplicação do CBUQ. Agora estamos finalizando e ajustando a sinalização,” confirmou Delani, enquanto Raphael enfatizou que “cada detalhe foi projetado para garantir qualidade e sustentabilidade.”
Com a conclusão em vista, a Rodovia TransRondônia se consolidará como uma das principais vias de integração na Região Cone Sul, promovendo mobilidade, competitividade e desenvolvimento sustentável para Rondônia.
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Fonte: Governo RO
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