Com 264 assinaturas, o requerimento de urgência para a votação do polêmico Projeto de Lei da Anistia avança na Câmara dos Deputados, contando com amplo apoio, inclusive de parlamentares alinhados ao governo. Dentre os signatários, 146 são de partidos que controlam ministérios, como União Brasil, Progressistas, Republicanos, MDB e PSD, indicando que a proposta recebe respaldo até mesmo de aliados do Planalto.
No estado de Rondônia, apenas um deputado não apoiou o requerimento: o deputado Lebrão. Os outros sete representantes do estado manifestaram seu apoio à tramitação acelerada do projeto. Eles são: Maurício Carvalho (União Brasil), Thiago Flores (Republicanos), Cristiane Lopes (União Brasil), Dr. Fernando Máximo (União Brasil), Coronel Chrisóstomo (PL), Silvia Cristina (Progressistas) e Lucio Mosquini (MDB).
O projeto, proposto pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), prevê a anistia para aqueles envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e tem gerado uma forte polarização no Congresso. A iniciativa ganha destaque principalmente entre parlamentares conservadores e setores do centrão, que consideram a medida uma resposta política às ações em andamento no Supremo Tribunal Federal.
Com o número necessário de assinaturas alcançado, o requerimento de urgência será avaliado nos próximos dias. Se aprovado, o texto poderá seguir diretamente para o plenário, dispensando a passagem pelas comissões temáticas, o que irá acelerar o debate e intensificar a temperatura política em Brasília.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Leave a Comment