Agricultores são atendidos de forma precisa com o auxílio do inovador Sistema de Gerenciamento de Assistência Técnica e Extensão Rural.
A sustentabilidade na agricultura e a alta tecnologia dos serviços oferecidos pelo governo de Rondônia se entrelaçam, resultando em uma agricultura familiar mais robusta e próspera. O Sistema de Gerenciamento de Ater (Sigater) é um modelo para o Brasil, sendo replicado em outros estados. Trata-se de um banco de dados moderno que possibilita atendimentos rápidos e eficientes, além de facilitar a tomada de decisões estratégicas.
O governador Marcos Rocha destacou que Rondônia se tornou um dos estados com maior desenvolvimento agrícola do país, devido à dedicação dos agricultores e às ações de suporte do governo, que incluem inovações tecnológicas como o Sigater. “Esse sistema permite que o governo conheça detalhadamente o perfil da agricultura familiar e desenvolva políticas públicas direcionadas às suas necessidades, contribuindo para o sucesso das cadeias produtivas”, afirmou.
PRECISÃO E AGILIDADE
O Sigater, adotado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), representa um avanço significativo na modernização do monitoramento e atendimento aos agricultores familiares desde sua implementação em 2019. Segundo Genis dos Santos e Silva, gerente de Planejamento e Informações (Gepin), o sistema proporciona à equipe técnica acesso à localização das propriedades via georreferenciamento, facilitando o planejamento e acompanhamento das ações de assistência técnica no campo.
O Sigater auxilia a Emater na definição de ações prioritárias para cada propriedade rural.
Além disso, com o aplicativo Minha Emater, os extensionistas podem acessar o Sigater offline, permitindo consultas e atualizações no sistema. Isso resulta na criação de produções sustentáveis, de alta qualidade e premiadas nacional e internacionalmente. Os próprios produtores também têm acesso ao aplicativo, que oferece orientações sobre as atividades assistidas pela Emater-RO em suas propriedades.
“Anualmente, a Emater atende 9 mil beneficiários que se cadastram para análise de resultados. Com base nesses dados, conseguimos priorizar ações nas propriedades. Por exemplo, se identificamos que um produtor de café está plantando sem análise de solo, o orientamos a fazer a adubação técnica, essencial para um cultivo correto, produtivo e sustentável, evitando o desperdício de recursos naturais e aumentando a rentabilidade”, explicou o gerente de Planejamento e Informações.
Destaques da produção de alimentos em Rondônia incluem:
- Maior produtor de Tambaqui do Brasil e 5º maior produtor de peixe de cultivo do país;
- Maior produtor de café da Região Norte e 5º maior do Brasil;
- Maior rebanho bovino da Região Norte e 6º maior do Brasil, com mais de 18 milhões de cabeças;
- Maior produtor de leite na Região Norte e 10ª posição no Brasil;
- 2º maior produtor de cacau da Região Norte e 4ª posição no ranking nacional.
Leave a Comment