Com a chegada do verão amazônico, que traz meses de estiagem e a queda nos níveis dos rios e lençóis freáticos, a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) destaca a importância de ter um reservatório adequado para armazenamento de água. Uma simples medida, como essa, pode evitar situações inconvenientes, como o desabastecimento durante o almoço, banho ou nas tarefas diárias.
Para garantir mais tranquilidade, cada residência deve possuir um reservatório de água, como uma caixa d’água, com capacidade para atender, pelo menos, 24 horas de consumo familiar. Essa recomendação está de acordo com a Lei Federal n.º 11.445/2007 e a norma ABNT NBR 5626, ajudando a prevenir problemas durante manutenções na rede ou imprevistos no abastecimento.
De acordo com Lauro Fernandes, diretor técnico e operacional da Companhia, “é uma questão de responsabilidade compartilhada. A empresa garante a distribuição, mas cabe a cada cliente manter sua reserva”.
CONSUMO
Para evitar surpresas, especialistas recomendam que residências com até três pessoas tenham, no mínimo, um reservatório de 500 litros; para cinco pessoas, 750 litros; e para até sete pessoas, uma caixa d’água de mil litros. O consumo diário pode atingir até 153 litros por pessoa.
Conforme Lauro Fernandes, o período mais crítico ocorre de julho a outubro, quando a escassez de água aumenta e o consumo cresce. Por isso, a Companhia tem implementado medidas preventivas desde o início do ano para assegurar a regularidade do abastecimento e minimizar impactos à população. “Estamos atuando com planejamento estratégico, reforçando a manutenção preventiva dos sistemas e otimizando a operação em áreas críticas. A prioridade é garantir estabilidade no fornecimento, mesmo nas condições mais adversas do período seco”.
Leave a Comment