A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), tem se dedicado a aprimorar a qualidade de vida, promover saúde e integração social entre os idosos da cidade através do Projeto Viva Mais. Este projeto oferece atividades físicas gratuitas em quatro locais distintos.
Alunos 60+ participam de exercícios regulares sob a supervisão de profissionais qualificados
Os participantes com 60 anos ou mais realizam exercícios físicos regulares, acompanhados por profissionais especializados, visando melhorar flexibilidade, força, coordenação e resistência, o que contribui para diminuir as limitações nas atividades do dia a dia, além de promover benefícios físicos, sociais e psicológicos para os idosos.
As atividades são realizadas nos seguintes locais:
– Centro de Convivência do Idoso (CCI): terças e quintas-feiras (9h às 11h e 15h às 18h);
– Quadra Sérgio Carvalho (Esperança da Comunidade): segundas e quartas-feiras (8h às 11h e 15h às 18h);
– Vila Olímpica Chiquilito Erse: terças e quintas-feiras (15h às 18h);
– Ginásio Eduardo Lima e Silva (Jatuarana): terças e sextas-feiras (8h às 11h).
Maria Raimunda e Clidenor Ferreira participam ativamente do projeto
No Ginásio Eduardo Lima e Silva, cerca de 60 alunos participam das atividades duas vezes por semana. A professora Patrícia Lemos destaca que o projeto tem um impacto positivo significativo na qualidade de vida dos idosos. “Aqui no Dudu ainda temos vagas para aqueles que desejam participar. Para se inscrever, basta comparecer nas terças e sextas-feiras a partir das 8h. Este é o primeiro passo em direção a uma vida mais saudável e ativa”, informou a docente.
O casal Maria Raimunda, de 65 anos, e Clidenor Ferreira, de 73 anos, estão entre os participantes do projeto e relataram a alegria que sentem ao frequentar as aulas. “A nossa saúde melhorou 100%. Fazemos questão de não faltar às aulas, pois a professora é dedicada e muito atenciosa. Este é um projeto maravilhoso que pretendemos continuar enquanto tivermos saúde e alegria”, contou Clidenor.
Alice de Lima sente os benefícios das atividades físicas tanto no corpo quanto na mente
A aposentada Alice de Lima, de 77 anos, ingressou recentemente no projeto e já percebe os benefícios das atividades físicas. “Estou encantada com o projeto. Participo me sentindo tão bem! Agora, com 77 anos, estou mais saudável graças a essa iniciativa da prefeitura. Sou muito grata ao prefeito Léo Moraes por se preocupar com os idosos”, afirmou.
Segundo o secretário da Semes, Cássio Moura, uma das prioridades da atual gestão é promover projetos sociais voltados para a terceira idade. “Investir em atividades físicas reduz gastos com medicamentos e proporciona uma vida mais longa e saudável. O esporte tem o poder de transformar a saúde e a qualidade de vida dos nossos idosos. E ainda há vagas disponíveis. Venha participar!”, concluiu o secretário.
Leave a Comment