A Comissão de Infraestrutura do Senado (CI) realiza nesta segunda-feira (19) duas visitas a Ji-Paraná e Vilhena para discutir a privatização da rodovia BR-364. Segundo o senador Marcos Rogério (PL-RO), presidente da CI, o propósito é reavaliar o projeto de privatização, que apresenta obras insuficientes, tarifas de pedágio elevadas e um cronograma de implementação questionável. “Não dá para primeiro pagar e depois ver as obras acontecer”, afirmou.
Pela manhã, às 9h, haverá uma audiência pública em Ji-Paraná para debater a concessão da BR-364. À tarde, às 15h, a comissão se reunirá na Câmara Municipal de Vilhena para ouvir as preocupações dos vereadores e da sociedade civil sobre a concessão da rodovia, além de avaliar a situação atual da estrada que liga ambos os municípios e comparar com o projeto aprovado.
Participarão presencialmente, além do senador Marcos Rogério, a senadora Margareth Buzetti (PSD-RO) e o senador Jaime Bagatoli (PL-RO), além dos deputados federais Fernando Máximo (UB-RO) e Coronel Chrisóstomo (PL-RO).
O senador Marcos Rogério, em requerimento (REQ 16/2025 – CI), justifica a diligência externa devido aos diversos obstáculos identificados no processo de concessão da BR-364, uma rodovia de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico da região Centro-Oeste e Norte do Brasil, especialmente para Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
O senador ressalta que a rodovia é um dos principais corredores logísticos para a produção agrícola e a integração regional, essencial para o transporte de bens e pessoas. “Entretanto, a concessão dos trechos tem enfrentado vários problemas estruturais, contratuais e operacionais, que exigem um urgente esclarecimento e fiscalização por parte dos órgãos de controle e da sociedade civil,” completou.
Entre os principais pontos problemáticos, destacam-se a baixa atratividade para investidores, devido a trechos com baixo tráfego e altos custos de manutenção, comprometendo a viabilidade econômica do projeto. Além disso, as tarifas de pedágio elevadas têm gerado descontentamento entre a população.
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O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) também enfatizou em seu requerimento (REQ 20/2025 – CI), a importância de envolver a comunidade afetada e convidou Fabrício de Oliveira Galvão, presidente do DNIT, para participar da diligência. Ele registrou que a comissão pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) para acompanhar, por meio de auditoria operacional, todo o processo de concessão da BR-364.
Com informações da Agência Senado e do repórter Roberto Gutierrez.
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