A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu a Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 à meia-noite e cinquenta e nove da segunda-feira (21). Durante o feriado prolongado, que ocorreu de 17 a 21 de abril, a fiscalização nas rodovias federais em Rondônia foi intensificada.
Um dos principais focos da operação foi o aumento das atividades de fiscalização, com o objetivo de ampliar a presença da PRF em trechos estratégicos. Essa medida foi tomada para desestimular comportamentos de risco, como velocidade excessiva, ultrapassagens proibidas e a combinação de álcool e direção—práticas que comprometem a segurança viária e elevam o risco de acidentes.
Ao todo, foram vistoriados 2.474 veículos e 4.074 pessoas. Durante a operação, 1.886 testes de alcoolemia foram realizados, resultando na detenção de sete motoristas por embriaguez ao volante. As ações levaram à emissão de 1.282 autos de infração, ao recolhimento de 88 veículos e à detenção de 29 pessoas por diversos crimes.
Apesar da rigorosa fiscalização, a PRF registrou 21 acidentes, deixado 38 feridos e resultando em cinco mortes no local. Os acidentes fatais ocorreram em Candeias do Jamari e Pimenta Bueno, sendo que o primeiro, no dia 18, na BR-364, envolveu uma ambulância e um veículo de carga, resultando em quatro fatalidades.
No dia 20, também na BR-364, um acidente envolvendo dois caminhões levou à morte um motorista de 44 anos.
Neste ano, não foram feitas comparações com 2024, pois a Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 foi ampliada para abranger dois feriados consecutivos e um período maior de dias.
A PRF enfatiza que a segurança no trânsito requer um esforço conjunto, que envolve não apenas a fiscalização, mas também o comprometimento dos motoristas. A conscientização dos usuários das estradas é fundamental para a redução dos índices de mortalidade, contribuindo para um trânsito mais seguro para todos.
Leave a Comment