PREVISÃO DO TEMPO: nesta sexta-feira (3) chuvas intensas chegam no Norte do Brasil; Acre, Amazonas e Rondônia estão sob alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de tempestades para os estados do Amazonas, Acre e Rondônia.

No Acre, o dia começará com chuvas intensas nas cidades de Feijó, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira, e à tarde a tempestade deve se intensificar em todo o estado.

Em Amazonas e Rondônia, a previsão é de chuva ao longo de todo o dia. Roraima também poderá registrar precipitações na maior parte de sua área.

No Pará, a região sudoeste, que abrange Altamira e São Félix do Xingu, terá uma manhã sem chuvas, mas as precipitações aumentarão à tarde.

Em Amapá, entre Oiapoque e Vitória do Jari, a previsão é de céu nublado com chuvas isoladas.

No Tocantins, a maior parte do estado apresentará tempo claro, exceto em municípios como Sítio Novo, Araguatins e São Bento do Tocantins, onde podem ocorrer chuvas isoladas.

Entre as capitais, a temperatura mínima esperada é de 22°C em Rio Branco, enquanto a máxima pode chegar a 39°C em Palmas. A umidade relativa do ar varia entre 15% e 100%.

5 Motivos para acompanhar as previsões meteorológicas

  • Agricultura: assegurar uma colheita bem-sucedida;
  • Marinha: garantir a segurança de marinheiros, embarcações e passageiros;
  • Aeronáutica: oferecer proteção e segurança a pilotos, aeronaves e passageiros;
  • Pesca: criar condições favoráveis e seguras para a atividade pesqueira;
  • Turismo: assegurar passeios e viagens agradáveis e tranquilas.

A importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são fundamentais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos auxiliam no estudo do clima passado e na elaboração de Normais Climatológicas de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).