Potencial da cultivar banana BRS Terra-anã é evidenciado em Dia de Campo | Tudo Rondônia

Evento destacou a diversificação da produção e a criação de novas fontes de renda para as famílias rurais

O 1º Dia de Campo sobre a Banana BRS Terra-anã ocorreu no dia 18 de julho, em Machadinho d’Oeste, reunindo mais de 300 pessoas, incluindo produtores, técnicos, estudantes e autoridades. Organizado pelo governo de Rondônia, através da Emater-RO, no Sítio Capixaba, do agricultor Marloni Roberto de Faria, o evento evidenciou o potencial dessa cultivar desenvolvida pela Embrapa.

A Banana BRS Terra-anã, uma cultivar de porte reduzido, se destaca por sua resistência a doenças como o Mal-do-Panamá e a Sigatoka Negra, permitindo a diminuição do uso de defensivos e dos custos de produção. Segundo a Embrapa, essa banana pode ser consumida frita, em purê ou como parte de diversos pratos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância de iniciativas como essa para fortalecer a agricultura familiar. “O governo do estado está atuando de maneira integrada para levar conhecimento, tecnologia e apoio direto aos produtores. Eventos como esse mostram que a colaboração entre pesquisa, extensão e políticas públicas pode transformar realidades rurais”, afirmou.

DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO

O gerente da Emater-RO, Alessandro Pedrali, ressaltou que o objetivo do dia de campo era apresentar uma tecnologia que pode servir como uma alternativa de renda para os agricultores, visando diversificar a produção e criar novas fontes de renda para as famílias rurais.

Potencial da cultivar banana BRS Terra-anã é evidenciado em Dia de Campo | Tudo Rondônia

Com a Banana BRS Terra-anã, os agricultores conseguem reduzir o uso de defensivos agrícolas e diminuir os custos de produção.

Marloni Roberto de Faria expressou sua satisfação com os resultados obtidos com esta variedade de banana e ficou contente com o interesse demonstrado em seu plantio. “Fiquei muito feliz em ver tantas pessoas interessadas, já estamos pensando no próximo evento”, comentou.

PARCERIA

O 1º Dia de Campo sobre Banana BRS Terra-anã também contou com o apoio de várias parcerias, incluindo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), a Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), o Sebrae, a Prefeitura de Machadinho d’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e a Câmara de Vereadores.

A colaboração entre as instituições, junto à pesquisa e à extensão, reforça o compromisso do governo de Rondônia com o desenvolvimento sustentável e a valorização da agricultura familiar, promovendo mais oportunidades, renda e qualidade de vida para as famílias rurais.