Esta data celebra 50 anos de um terminal que se consolidou como um equipamento logístico crucial para o escoamento da produção na região Norte.
O Porto de Porto Velho, sob a administração da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), alcança 50 anos de operação neste 20 de julho. Este marco celebra meio século de um terminal que se tornou essencial para o escoamento da produção da região Norte e para a conexão comercial com o exterior.
Inaugurado em 1975, o porto tem suas raízes que remontam a um uso militar. Com o passar dos anos, se transformou em um ponto chave na infraestrutura da Amazônia. A mudança significativa aconteceu em 1997, quando o governo de Rondônia assumiu a gestão por meio de um convênio com o governo federal. O estabelecimento da Soph nesse mesmo ano foi um divisor de águas, dando início a uma nova era de investimentos e modernizações.
Durante esse período, uma das principais empresas exportadoras de soja e milho do Norte do Brasil se tornou arrendatária do Porto de Porto Velho, implementando infraestrutura própria para o escoamento de grãos. Isso marcou o início da inserção do terminal nas rotas de exportação do agronegócio, consolidando-se como um corredor logístico para a produção de Rondônia e estados vizinhos em direção a mercados internacionais.

Cais flutuante, inaugurado em 1988, foi a primeira obra desse tipo na América Latina (Acervo).
Nas últimas cinco décadas, o porto evoluiu de um terminal regional para uma plataforma intermodal, desempenhando um papel vital na exportação de grãos, peixes, madeira e na importação de fertilizantes. O crescimento do agronegócio, combinado com a navegação pelo rio Madeira, firmou o Porto de Porto Velho como uma rota estratégica para o Arco Norte, conectando mercados internacionais por meio dos rios Amazonas e Solimões.
No último ano, o porto registrou um aumento de 10% na movimentação de cargas. Atualmente, conta com 12.059,1 mil metros quadrados de área de armazenamento, 875.987,42 mil metros quadrados de área primária alfandegada, rampas para balsas e um terminal graneleiro, além de um cais flutuante operacional durante todo o ano. Estão em andamento obras de modernização, incluindo a nova sede administrativa e a ampliação do cais flutuante, vital para a operação em períodos de cheia e seca.
RECONHECIMENTO NACIONAL
Nos últimos três anos, o Porto de Porto Velho foi reconhecido nacionalmente por sua gestão eficaz e pelos avanços estruturais promovidos pela Soph. Em 2022, recebeu o primeiro lugar na categoria “Avanço” do Prêmio Portos + Brasil, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor), em decorrência das melhorias operacionais e de infraestrutura. No ano seguinte, ficou em segundo lugar na categoria “Variação da Margem EBITDA”. Já em 2024, ganhou o primeiro lugar na categoria “Conformidade regulatória” no 7º Prêmio ANTAQ, como reconhecimento das boas práticas adotadas de 2019 a 2023. Esses prêmios afirmam o terminal como uma referência no setor portuário da Amazônia.

Desde 1997, o Porto de Porto Velho passou a operar com o transporte regular de soja, iniciando sua inserção na rota de exportação do agronegócio.
CENTRO LOGÍSTICO
O cinquentenário também representa uma oportunidade de transformação. O Porto de Porto Velho busca firmar-se como um centro logístico internacional. A recente operação-piloto com a exportação de pescado para o Peru, por meio dos rios Madeira, Amazonas e Solimões, destaca essa nova estratégia de diversificação. A exportação de produtos refrigerados, minérios e cargas de maior valor agregado será prioridade nos próximos anos.
A partir de 2023, o Porto de Porto Velho avançou na assinatura de quatro novos contratos operacionais, visando aproveitar áreas ainda disponíveis e fortalecer a atividade portuária. A expectativa da Soph é expandir os arrendamentos para operadores privados e integrar o terminal com outros modais logísticos, como a BR-364, o Aeroporto Internacional de Porto Velho e possíveis rotas para o Pacífico, buscando consolidar Rondônia como um hub logístico estratégico entre o Brasil, a América Andina e os mercados asiáticos.
FUTURO E COMPETITIVIDADE
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou a importância do porto na economia do estado: “O Porto de Porto Velho é um ativo fundamental para o crescimento de Rondônia. Os investimentos realizados nos últimos anos reforçam seu papel na geração de empregos, atração de empresas e na logística de exportação.”
Ao celebrar suas cinco décadas, o diretor-presidente da Soph, Fernando Parente, destacou o desafio de garantir sustentabilidade e competitividade: “O Porto de Porto Velho completa 50 anos com um legado consolidado e uma agenda estratégica para o futuro. Nosso enfoque é atrair novos negócios, aumentar a movimentação de cargas e fortalecer a integração regional. A história do porto é a história do desenvolvimento de Rondônia”, enfatizou.
Comemorando meio século de operação, o porto inicia uma nova etapa, marcada por planejamento, diversificação e fortalecimento das cadeias produtivas da Amazônia. A celebração dos 50 anos convida a sociedade a reconhecer o papel do terminal na construção do futuro econômico da região.
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Fonte: Governo RO
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