Entre os dias 8 e 9 de abril, o governo do estado de Rondônia promoveu o Fórum Estadual de Gestores e Dirigentes da Cultura Rondoniense, na cidade de Cacoal. Organizado pela Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e contando com a colaboração do Ministério da Cultura (MinC), o evento teve como principal objetivo facilitar um diálogo aberto e participativo entre gestores culturais municipais, focando na implementação e fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura.
Durante o Fórum, foram abordados temas cruciais para a estruturação e regulamentação das políticas culturais locais, com ênfase em três pilares fundamentais:
• Conselho Municipal de Cultura;
• Fundo Municipal de Cultura;
• Plano Municipal de Cultura.
O governador Marcos Rocha destacou que o fortalecimento da cultura no estado é uma prioridade do governo, e a realização deste Fórum Estadual é uma prova do reconhecimento do papel da cultura como agente de transformação social, desenvolvimento econômico e valorização da identidade local. “Reunindo gestores de várias partes do estado e com o apoio do Ministério da Cultura, estamos dando um passo significativo para estruturar as políticas públicas culturais nos municípios. O governo se compromete a agir com responsabilidade, diálogo e colaboração, para que a cultura esteja cada vez mais presente na vida dos rondonienses,” afirmou.
O evento também incluiu assessoria técnica especializada, capacitações e suporte jurídico-administrativo.
O secretário da Sejucel, Paulo Higo, ressaltou a importância do encontro. “Foi um momento riquíssimo de aprendizado. Tivemos debates significativos, com a colaboração ativa do Ministério da Cultura. Discutimos questões como a prestação de contas da PNAB, da LPG e do programa Cultura Viva. Todos os gestores presentes voltam para suas cidades mais capacitados para implementar as políticas públicas de cultura,” observou.
Valdete Sousa, presidente do Conselho Estadual de Cultura, também falou de forma positiva sobre o evento. “Os dois dias foram muito produtivos, e nossos gestores municipais foram embora com um conhecimento valioso,” destacou.
A agenda do Fórum integrou assessoria técnica especializada, capacitações e suporte jurídico-administrativo, com o apoio direto do Ministério da Cultura, abordando legislações importantes como a Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) e a Lei nº 14.399/2022, que estabelece a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Leave a Comment