Here’s a rewritten version of the content you provided:
—
A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (15), a Operação Olhos Fechados, com o objetivo de combater crimes ambientais, garimpo ilegal, usurpação de bens da União e associação criminosa na Terra Indígena Sete de Setembro, situada entre os estados de Rondônia e Mato Grosso. A operação recebeu apoio do Ibama e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
As investigações começaram após uma missão de fiscalização no território, onde agentes enfrentaram resistência de um cacique de uma das aldeias próximas a áreas de garimpo clandestino. Ao longo de 2024, novas ações revelaram indícios da participação de líderes indígenas na facilitação dessas atividades ilegais. A apuração indicou que parte dos lucros obtidos com o garimpo estava sendo compartilhada com membros das comunidades locais.
Segundo a PF, algumas lideranças supostamente “fecharam os olhos” para a extração ilegal em troca de vantagens financeiras, dificultando a ação das autoridades e a coleta de provas no local.
Publicidade
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva, dois dos quais contra caciques. As ordens judiciais foram emitidas pela Vara Única da Justiça Federal em Juína (MT), e duas pessoas continuam foragidas.
Durante a operação, a polícia efetuou uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e cumpriu um mandado de prisão já registrado no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
A Polícia Federal informou que as investigações continuam em andamento para identificar todos os envolvidos na rede criminosa que opera dentro da terra indígena.
Leave a Comment