Parceria entre Governo de RO e Embrapa destaca inovações tecnológicas e sustentáveis na Rondônia Rural Show

Em colaboração com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-RO), o governo de Rondônia apresenta na 12ª Rondônia Rural Show Internacional os resultados de pesquisas significativas que posicionam o estado como um modelo em tecnologia agropecuária e sustentabilidade na Amazônia. Um dos projetos de destaque é o CarbCafé, que criou uma calculadora inovadora para estimar o sequestro de carbono em lavouras de Café Robustas Amazônicos, uma iniciativa que será incorporada à vitrine de soluções verdes na COP 30.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou: “Rondônia se orgulha de ser um líder na promoção de uma agropecuária mais sustentável e inovadora. A parceria com a Embrapa é essencial para gerar conhecimento e agregar valor aos nossos produtos, o que expande mercados e fortalece a economia do estado.”

CAFEICULTURA PARTICIPATIVA

No estande da Embrapa Rondônia, durante a feira, além do CarbCafé, os visitantes poderão conhecer os avanços da Rede Estadual de Avaliação de Clones de Café, um programa de melhoramento genético participativo, realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). O vice-governador e titular da Sedec, Sérgio Gonçalves, destacou que a avaliação agronômica dos 64 clones de Robustas Amazônicos leva em consideração fatores como produtividade, resiliência climática, qualidade da bebida e tolerância a pragas e doenças. “Essa seleção cuidadosa valoriza a tradição e as preferências dos pequenos, médios e grandes produtores rurais, promovendo o fortalecimento dos recursos genéticos amazônicos.”

Na primeira colheita, 20% dos clones superaram 85 sacas por hectare.

Os resultados iniciais mostram um grande potencial para transformar a cafeicultura regional. “Na primeira colheita, 20% dos clones superaram 85 sacas por hectare, e alguns chegaram a 140 sacas, comprovando o sucesso do nosso trabalho com os Robustas Amazônicos”, comemorou Alexsandro Lara Teixeira, pesquisador da Embrapa Café.

PARCEIROS

A pesquisa contou com a colaboração da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), com suporte da Embrapa Territorial, Embrapa Rondônia, Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia (Caferon), instituições financeiras e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), resultando em dados que comprovam o potencial da cafeicultura local na contribuição para a mitigação das mudanças climáticas.

MEIO SÉCULO

A chefe-geral da Embrapa Rondônia, Lucia Wadt, anunciou que, para comemorar os 50 anos da Embrapa no estado, será inaugurado o Espaço de Inovação, que contará com uma programação técnica extensa, oficinas práticas e degustações, além de uma Vitrine Tecnológica com cultivares adaptadas, forrageiras e sistemas resilientes às mudanças climáticas. “Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público, destacando a diversidade de tecnologias que têm promovido o desenvolvimento sustentável da agropecuária na Amazônia”, afirmou.

SUSTENTABILIDADE

O evento ressalta a posição estratégica de Rondônia na agenda mundial sobre clima e sustentabilidade, abordando tópicos que serão centrais na COP 30. “Estamos colocando a agropecuária de Rondônia no centro das discussões internacionais, mostrando que desenvolvimento e preservação ambiental podem coexistir”, concluiu o governador Marcos Rocha.