Orientações técnicas são realizadas pelo governo de RO em municípios participantes do projeto de reflorestamento | Tudo Rondônia

A administração de Rondônia está promovendo uma série de vistorias técnicas nos 34 municípios que participam do projeto

O objetivo dessas vistorias é avaliar o desempenho dos viveiros municipais, oferecer orientações aos servidores locais e sugerir melhorias nas estruturas e operações de cada unidade. A iniciativa, parte do projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, é organizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e está ocorrendo ao longo de abril, sob a supervisão de técnicos do Escritório Regional de Gestão Ambiental (Erga) com sede em Ji-Paraná.

Orientações técnicas são realizadas pelo governo de RO em municípios participantes do projeto de reflorestamento | Tudo Rondônia

A supervisão é realizada pelo Erga de Ji-Paraná

O projeto, liderado pelo Poder Judiciário do Estado de Rondônia (TJRO), é fruto de uma colaboração com a Sedam e as secretarias municipais de meio ambiente e agricultura, além de outros parceiros envolvidos. A iniciativa tem como meta fortalecer a produção de essências florestais para as práticas de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, arborização urbana e promoção da educação ambiental, contribuindo assim para a criação de uma cultura sustentável e para a preservação dos recursos naturais nos municípios rondonienses.

Durante as vistorias, as equipes técnicas da Sedam avaliam a organização dos viveiros, a qualidade das mudas, o funcionamento dos sistemas de supervisão, a quantidade de pessoal envolvido, as espécies cultivadas, a capacidade produtiva e a destinação final das mudas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância do projeto para o estado, ressaltando seu papel na proteção ambiental. “Esse projeto é essencial para Rondônia, pois impulsiona a produção de essências florestais e contribui diretamente para a recuperação de áreas degradadas e a preservação de nossos recursos naturais. Com iniciativas como essa, continuamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente em Rondônia.”

Hermerson Alvarenga, gerente regional de gestão ambiental, afirmou que essas inspeções são vitais para o reflorestamento em todo o estado. “Essas visitas são cruciais para assegurar a eficácia do projeto. Estamos atentos às realidades locais e buscando soluções conjunto que garantam resultados consistentes na produção de mudas e na restauração florestal em Rondônia,” declarou.

A iniciativa reforça os esforços de reflorestamento em Rondônia

Felipe Miranda Vargas, técnico em agropecuária, informou que as vistorias devem continuar até o fim do mês. “As inspeções vão até o final de abril e resultarão em um relatório técnico com um panorama atualizado da produção de mudas no estado, que servirá para planejar as próximas ações da Sedam junto aos municípios. A Secretaria também tem incentivado as prefeituras a criar relatórios anuais padronizados que incluam dados sobre produção, destinação de mudas, atividades educativas e futuras demandas,” enfatizou.

Marco Antonio Lagos, secretário da Sedam, destacou que o projeto é uma das principais iniciativas para a recuperação ambiental em Rondônia. “Ao unir esforços do Poder Judiciário, do Governo Estadual e dos municípios, esta iniciativa contribui diretamente para as metas de mitigação das mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e desenvolvimento socioambiental das comunidades envolvidas. As vistorias técnicas que realizamos neste mês nos possibilitam escutar os municípios, identificar desafios e oferecer orientações que aprimoram ainda mais esse trabalho tão essencial. Através da colaboração entre instituições, podemos alcançar resultados reais e duradouros para o nosso meio ambiente,” afirmou.