OPERAÇÃO IGARAPÉ: PF combate grilagem de terras na Terra Indígena Igarapé Lage em Rondônia

Na manhã de quinta-feira (3/4), a Polícia Federal lançou a Operação Igarapé Lage para investigar um esquema criminoso de grilagem de terras na Terra Indígena Igarapé Lage, situada em Rondônia.

Foram executados cinco mandados de busca nas cidades de Porto Velho, Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

O grupo é acusado de dividir uma área de 20 km em 100 lotes para venda ilegal, desconsiderando que as terras indígenas pertencem à União e são destinadas exclusivamente aos povos indígenas.

Dois indivíduos envolvidos se apresentavam como “engenheiro” e “advogado”, incitando pessoas a invadir e ocupar a área de forma ilegal.

A Terra Indígena Igarapé Lage foi demarcada em 1981 e abriga cerca de mil habitantes em seis aldeias. Desde o final de 2022, mais de 800 hectares foram desmatados, ocorreram queimadas ilegais e um ataque a uma família indígena resultou na incineração de sua casa.

Policiais federais, com o apoio de agentes da FUNAI e do IBAMA, realizaram a desintrusão na área, expulsando os invasores e destruindo construções clandestinas, incluindo pontes que ultrapassavam 200 metros de extensão.

Em 2024, a Polícia Federal já realizou mais de 8 operações de desintrusão na TI Igarapé Lage, envolvendo centenas de policiais federais e órgãos parceiros, como o Exército Brasileiro, a FUNAI, o IBAMA, a Polícia Militar e a Força Nacional.