Iniciativa visa agilizar o registro de ocorrências na Delegacia Virtual

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), atenta ao aumento de golpes praticados por falsos advogados que utilizam dados reais de processos para enganar pessoas pelo WhatsApp, disponibilizou dois documentos oficiais para facilitar a denúncia desses crimes: um modelo de representação criminal e um de procuração. O objetivo é acelerar o registro da ocorrência na Delegacia Virtual e permitir o bloqueio da linha utilizada pelos golpistas.
Os documentos estão disponíveis gratuitamente e devem ser preenchidos pela vítima com o máximo de informações sobre o golpe. É fundamental reunir provas como:
– número da linha telefônica utilizada pelo golpista;
– chave PIX para onde a transferência foi feita;
– capturas de tela das conversas;
– dados do processo judicial mencionado durante a abordagem;
– comprovante de transferência, se houver;
– e o histórico de acessos de terceiros ao processo.
Com a documentação pronta, a vítima deve registrar a ocorrência pela Delegacia Virtual da Polícia Civil, e em seguida, solicitar o bloqueio da linha ao setor de denúncias do WhatsApp, seguindo as orientações do modelo disponibilizado pela OAB.
A Seccional também recomenda que a vítima acione o Protocolo MED junto ao seu banco. Este mecanismo, criado pelo Banco Central, permite que a instituição bancária tente bloquear e, se possível, devolver o valor transferido de forma indevida. O pedido pode ser feito até 80 dias após o golpe, e o banco tem um prazo de até 7 dias úteis para responder.
Leave a Comment