Por Lúcio Albuquerque
Publicada em 05/05/2025 às 08h00
RONDÔNIA
1865 – Nasce em Mato Grosso o patrono do Estado, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
1984 – O editorial do jornal Alto Madeira chama a atenção do governador Jorge Teixeira sobre as consequências negativas de sua disputa com o município de Ji-Paraná.
1984 – A administração do abrigo “São Vicente de Paula” inicia um projeto destinado a manter os quase 100 internos ativos, promovendo um senso de utilidade.
1985 – A dez dias da posse do ex-governador Ângelo Angelin, seu partido, o PMDB, enfrenta divisões internas em busca dos melhores cargos na nova administração.
1987 – Reconhecido por sua atuação na Comissão de Tributos e Orçamento da Constituinte Federal, o deputado José Guedes (RO) deve assumir a vice-liderança da bancada do PMDB.
2006 – Em Porto Velho, o escritor Luiz Carlos Cavalcanti lança o 1º número do informativo “Leitura no Ônibus”, com tiragem de 10 mil exemplares, distribuídos gratuitamente em ônibus e outros locais.
HOJE É
Dia Nacional do Líder Comunitário, Dia Nacional das Comunicações, Dia Nacional do Expedicionário e Dia do Marechal Rondon.
Católicos celebram Santo Ângelo e São Núncio Sulplício.
BRASIL
Dia Mundial e Nacional da Língua Portuguesa.
MUNDO
1551 – Início do Concílio de Constantinopla, que estabeleceu que Jesus possui naturezas humana e divina, e confirmou que Maria pode ser chamada de “Mãe de Deus”.
FOTO DO DIA
Há 140 anos, nascia o brasileiro que o ex-presidente Theodore Roosevelt (EUA) declarou ser “o maior bandeirante do Século XX”, tendo seu nome gravado em letras de ouro no Livro da Sociedade Geográfica de Nova Iorque.
Listar todas as homenagens ao “Menino de Mimoso”, como foi chamado pelo juiz Cesar Montenegro, é tarefa extensa (*), incluindo ser o patrono do Meridiano 52 Oeste.
Batizado como Cândido Mariano da Silva, ele incorporou o nome “Rondon” em homenagem ao tio que o acolheu na infância em Cuiabá, o que o tornou conhecido mundialmente, muito antes de a designação “Rondon” ser atribuída ao ex-Território do Guaporé, como sugerido por Roquete Pinto na expedição de 1907 que deu nome à região de “Rondônia”.
Rondon representa um exemplo emblemático de como figuras que contribuíram imensamente para o Estado que leva seu nome são muitas vezes desconhecidas. Pergunte a um estudante de Ensino Médio quem foi Rondon e muitos podem não saber, pois o estudo da História Regional muitas vezes é negligenciado.
(*) https://www.al.mt.gov.br/midia/texto/rondon-desbravador-cientista-mato-grossense/visualizar
(F. Livro “Rondônia”, de Roquete Pinto)
Leave a Comment