O DIA NA HISTÓRIA 12 DE ABRIL! | Tudo Rondônia

RONDÔNIA:

1925 – Na tela do cine Ypiranga, em Guajará-Mirim, ocorreu uma luta de greco-romana entre o brasileiro Domingos Souza e o turco J. Salin, que terminou com a vitória de Souza por nocaute.

1949 – O governador Araújo Lima inaugurou um “Jardim da Infância” em Porto Velho.

1953 – O governador Jesus Hosana foi recebido pelo presidente Getúlio Vargas, onde apresentou a situação do Território e a urgência de estímulo econômico para a região do Guaporé.

1955 – Comerciantes de Porto Velho lançaram o jornal “O Guaporé”, o segundo com esse nome, já que o primeiro, fundado pelo governador Joaquim Rondon em 1947, funcionou até julho de 1948.

1982 – O governador Jorge Teixeira falou a jornalistas sobre suas promessas de gestão: “Fiz três promessas ao assumir, e duas estão em fase final de implementação, a hidrelétrica de Samuel e a pavimentação da BR. A terceira, sobre a estruturação do Estado, está em andamento.”

1986 – O governador Ângelo Angelin inaugurou o Encontro de Presidentes de Tribunais de Contas, parte da cerimônia de abertura do TCE rondoniense.

1990 – Centenas de funcionários públicos tentaram invadir a agência Beron na Rua 7 de Setembro após serem informados da ausência de pagamento de salários atrasados, mas foram contidos pela Polícia Militar.

HOJE É:

Dia do obstetra. Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado. Dia Nacional do Humorista. Católicos celebram São Zenão, São Júlio I e São José Moscati.

BRASIL:

1931 – Nasce Chico Anysio (falecido em 2012), ator, diretor, compositor, escritor e humorista. 1863 – Nasce Raul Pompeia (falecido em 1895), escritor, autor da obra “O Ateneu”.

MUNDO:

1961 – O cosmonauta russo Yuri Gagarin (1934-1968) se torna o primeiro homem a realizar uma viagem espacial. 1671 – Santa Rosa de Lima é canonizada, tornando-se a primeira santa nascida na América.

FOTO DO DIA: YARAS DO RIO MADEIRA

Em “Yaras do Rio Madeira” (*), o professor e historiador Abnael Machado de Lima (PVh 1932/PVh 2019) menciona duas figuras femininas da mitologia: a sereia mundial e a Yara amazônica, ou mãe d’água. Ambas possuem magias, encantos e poderes similares, mas se diferem fisicamente.

Abnael relata que “Yara” é frequentemente associada ao Rio Madeira, onde se atribuem desaparecimentos de banhistas e pescadores à sua presença na antiga cachoeira de Santo Antônio. Um trabalhador caribenho envolvido na construção da EFMM compartilhou ter avistado uma Yara certa noite, sentada em uma rocha e cantando na cachoeira.

Segundo Abnael, duas Yaras foram vistas na foz do Rio Jamari. Uma delas divertia-se entre um grupo de botos, enquanto a outra aparecia sentada em um galho de árvore à margem do rio, cercada por luzes multicoloridas.

Em Carapanatuba (médio Madeira), os moradores afirmam que uma Yara de cabelos brancos reside na região.

(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/abnael-machado/yaras-do-rio-madeira-por-abnael-machado

F. Acadêmicos da Acler Abnael Machado e Yeda Borzacov