O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em colaboração com a 10ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Velho – Distrito de Nova Mutum, a Força Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (FTICCO) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal (FICCO), lançou na manhã desta quarta-feira (30/4/2025) a Operação Rescaldo. A operação visa desarticular supostos membros de uma organização criminosa responsável por incendiar ônibus escolares nos Distritos de União Bandeirantes e Jaci-Paraná.
No incidente, a organização criminosa ateou fogo em 10 (dez) veículos escolares no Distrito de União Bandeirantes, em um ataque à Escola 03 de Dezembro, resultando em 8 (oito) veículos completamente destruídos e 2 (dois) com danos parciais. No Distrito de Jaci-Paraná, 5 (cinco) ônibus da Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon foram incendiados.
Estão sendo cumpridos 12 (doze) mandados de prisão preventiva e 5 (cinco) mandados de busca e apreensão, incluindo a autorização para quebra do sigilo dos dados em dispositivos eletrônicos apreendidos.
A investigação foca em ações ocorridas durante uma série de ataques a prédios, instalações e veículos públicos e privados em janeiro de 2025, como uma retaliação às ações legítimas das forças de segurança contra facções criminosas em Porto Velho/RO.
Os alvos da operação enfrentam acusações de incêndio em veículo de transporte coletivo (art. 250, §1°, II, “c”, do CPB), explosão (art. 251, § 2º, do CP) e a promoção e integração em organização criminosa (art. 2°, caput, da Lei 12.850/2013). Esses atos buscavam angariar respeito de superiores na facção, seguindo ordens de um “salve geral” da liderança, com diretrizes sobre alvos, métodos e medidas para evitar identificação dos envolvidos.
O nome da operação, Rescaldo, reflete a persistência da atuação das autoridades de segurança em enfrentar a série de ataques que atingiram o Estado em janeiro, com o objetivo de esclarecer todos os crimes cometidos.
O MPRO reafirma seu compromisso com a sociedade e com as forças de segurança na luta contra a criminalidade organizada, buscando garantir a paz e a tranquilidade pública.
Leave a Comment