Nesta segunda-feira (30/6), o Ministério Público de Rondônia (MPRO), através do Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, deu início ao Curso de Ingresso, Formação e Vitaliciamento para os dez novos promotores de Justiça substitutos, que foram empossados na sexta-feira (27/6) em Porto Velho. O curso tem como finalidade proporcionar a formação profissional adequada aos novos membros da instituição, estabelecendo as bases para a formação continuada na carreira do Ministério Público.
A primeira fase do curso, conforme a Resolução nº 2 de 2025, é dividida em duas etapas: teórica e prática. A parte teórica envolve participação em cursos, capacitações e seminários, organizados pela Escola Superior do Ministério Público (Empro). Na fase prática, os participantes acompanharão membros em audiências e no Tribunal do Júri, atuando em atividades relacionadas às funções dos promotores, sempre sob a supervisão da Corregedoria. Na segunda fase, os novos promotores começarão a atuar nas promotorias, com acompanhamento da Corregedoria até a conclusão do estágio probatório, visando a efetivação do vitaliciamento do cargo.
Os novos promotores foram recebidos pelo Procurador-Geral de Justiça, pelo Corregedor-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, pela Diretora da Escola Superior (Empro), Edna Antônia Capeli da Silva Oliveira, e pelos promotores Flávia Barbosa Shimizu Mazzini, Yara Travalon, André Luiz Rocha de Almeida e Lisandra Vanneska Monteiro Nascimento Santos.
O Procurador-Geral de Justiça deu boas-vindas aos novos membros, ressaltando que a instituição é moderna e está à frente do seu tempo, além dos investimentos realizados, especialmente em inteligência artificial. “Vocês encontrarão uma instituição que busca constantemente o melhor para seus membros e servidores, visando um retorno positivo para a sociedade”, afirmou o PGJ.
Héverton Alves de Aguiar, Corregedor-Geral de Justiça, enfatizou a coragem e o progresso do MPRO na defesa dos direitos, sublinhando a importância da chegada dos novos promotores. “Esperamos de vocês a vontade de fortalecer o Ministério Público, tornando-o cada vez mais coeso, humanitário e atento às demandas sociais. O contato com a sociedade é essencial”, reforçou.
A promotora de Justiça Edna Capeli explicou que, durante o curso, os participantes terão a oportunidade de entender o funcionamento do MPRO, seus sistemas e atividades em cada comarca e promotoria. “Espero que todos aproveitem ao máximo este curso de ingresso, que tem como objetivo integrá-los efetivamente à instituição e seus órgãos, permitindo um contato direto com diversos membros em suas diferentes atuações”, concluiu a diretora da Empro.
Leave a Comment