Mapa da Violência contra a Mulher é apresentado à OAB Rondônia | Tudo Rondônia

A Comissão de Combate à Violência contra a Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) reuniu-se recentemente com a promotora de Justiça Tamera Padoin no Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO). O foco do encontro foi a apresentação do “Mapa da Violência contra a Mulher”, uma ferramenta desenvolvida pelo MPRO para a coleta e gestão de dados sobre a violência de gênero no estado.

Esse Mapa da Violência é uma iniciativa inovadora que proporciona informações claras e precisas tanto para a sociedade quanto para os órgãos públicos, favorecendo a criação de políticas públicas mais eficazes para a prevenção e combate à violência contra garotas e mulheres em Rondônia. O lançamento oficial da ferramenta está agendado para o dia 30 de maio, com detalhes sobre local e horário a serem divulgados em breve pelo Ministério Público.

A Comissão da OAB RO foi representada pela presidente Rosimar Francelino Maciel, além das advogadas Cíntia Cavalcante do Nascimento, Ana Carmen de Freitas Guimarães Macário e Alcione Lopes da S. Faial. Durante a reunião, também foram abordados os planos da Rede Lilás para 2025, com ênfase nas atividades programadas para agosto, quando se celebra o 19º aniversário da Lei Maria da Penha.

Para Rosimar Francelino, presidente da Comissão, o momento marca um importante avanço na colaboração entre as instituições. “A parceria da Comissão com outros órgãos da rede de combate à violência contra a mulher é de suma importância para a advocacia, para a sociedade e para a OAB Rondônia. Essa cooperação aprimora a atuação dos advogados na defesa dos direitos das meninas e mulheres, oferecendo um suporte sólido e integrado”, afirmou.

A reunião também simboliza o início de uma fase significativa de cooperação institucional, onde a OAB Rondônia se compromete a divulgar e mobilizar esforços para o lançamento do Mapa da Violência, reafirmando seu compromisso com os direitos humanos e a luta contra a violência de gênero em Rondônia.