O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou a utilização da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para apoiar operações nos Estados de Rondônia, Paraná e Pará, conforme portarias divulgadas hoje no Diário Oficial da União (DOU).
Em Rondônia, a Força Nacional auxiliará as autoridades de segurança pública estaduais na prevenção e combate a atividades criminosas, incluindo incêndios que afetam o meio ambiente e as comunidades locais, durante o período de 1º de junho a 30 de novembro.
No Pará, a Força Nacional dará suporte às operações da Funai nos municípios de Tailândia, Tomé-Açu e Acará, além de atuar na Terra Indígena Ituna-Itatá. Esta operação terá duração de 90 dias.
Em Paraná, o apoio à Funai também será realizado por 90 dias na região da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira.
Lewandowski também estendeu, de 14 de junho a 11 de setembro de 2025, a atuação da Força Penal Nacional para treinamento e sobreaviso. Os treinamentos ocorrerão na Penitenciária Federal em Brasília, coordenados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O número de profissionais a ser disponibilizado será definido conforme o planejamento das entidades envolvidas na operação.
Leave a Comment