JOSÉ GUEDES SE DESLIGA DO PSDB APÓS DÉCADAS DE MILITÂNCIA E FUNDAÇÃO DO PARTIDO EM RONDÔNIA | Tudo Rondônia

José Guedes, ex-prefeito de Porto Velho e ex-deputado federal constituinte, anunciou sua saída oficial do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do qual foi um dos fundadores em níveis nacional, estadual e municipal.

Ele foi o primeiro presidente do PSDB em Rondônia e fez história ao ser o primeiro prefeito da sigla na capital, eleito em 1992—também o prefeito mais jovem da história de Porto Velho—e o primeiro candidato ao governo do estado pelo partido em 1990, liderando a votação na capital na época.

“Chegou a hora de partir. Minha referência política sempre foi Mário Covas, um político íntegro e trabalhador”, justificou Guedes ao anunciar sua decisão.

Com nostalgia, Guedes recorda a amizade que manteve com Mário Covas, o primeiro presidente nacional do PSDB e uma figura icônica na política brasileira. “Mesmo como governador de São Paulo, ele fez questão de me ligar duas vezes e, após o término do meu mandato como Deputado Federal, ajudou a quitar uma dívida que eu tinha com passagens aéreas, já que meu último salário foi retido pelo Plano Collor. Também guardo com carinho um cartão postal que ele me enviou quando eu ainda era feirante.”

Covas visitou Porto Velho em duas ocasiões: uma durante sua campanha à presidência e outra em apoio a Guedes na candidatura à prefeitura.

Ao deixar o partido, Guedes expressa seu orgulho de ter contribuído com o PSDB em momentos significativos, destacando realizações como a criação do Plano Real, a implantação de medicamentos genéricos, a privatização das telecomunicações e a instituição da Lei de Responsabilidade Fiscal, além da recusa em aceitar concessões de rádio e TV na Constituinte.

José Guedes conclui: “Em 2022, o partido negou legenda para minha candidatura ao governo de Rondônia e prejudicou sua própria candidatura à presidência. O futuro do PSDB em Rondônia diverge do que eu almejo para nosso Estado, e como os partidos são compostos por pessoas, buscarei me unir com aqueles com quem eu tenha maior afinidade política.”