Recentemente, um evento significativo destacou o valor da literatura brasileira e a importância de nossos escritores e poetas. A delegação das escritoras da AJEB Rondônia teve a honra de participar de uma iniciativa que promoveu o intercâmbio cultural e literário, que contou com a presença do renomado Professor Dr. Leonardo Tonus, da Universidade Sorbonne, na França.
Promovida por meio de um convite especial da presidente Izabel Cristina da Silva, esta iniciativa também incluiu a doação de obras das talentosas escritoras brasileiras convidadas ao evento. Essa ação reafirma o compromisso de valorizar e divulgar a produção literária nacional, além de fortalecer os laços culturais entre o Brasil e a França.
A participação das escritoras da AJEB Rondônia ressalta a força e a relevância da literatura brasileira, que continua a seduzir e inspirar leitores em todo o mundo. O encontro com o Professor Dr. Leonardo Tonus ofereceu uma oportunidade única para a troca de experiências e conhecimentos, promovendo a nossa cultura literária em um contexto internacional.
Esse momento enfatiza a importância de apoiar e valorizar as vozes femininas na literatura, promovendo o talento e a criatividade de nossas escritoras e poetas. A iniciativa mostra que a literatura é uma poderosa ponte de diálogo, cultura e identidade, capaz de unir diferentes nações e promover o reconhecimento de nossas produções culturais.
Durante o evento, o respeitado poeta e professor Dr. Leonardo Tonus, da Sorbonne Université, recitou um poema de sua obra Diários em Mar Aberto:
“Imagine o mar. Um mar.
Imagine o seu mar. Imagine o mar para além do mar.
Imagine o mar para além de tudo o que é o mar.
De tudo o que você conhece de mar.
Tudo o que se identifica com mar. No mar.
Imagine seu mar, além-mar […]” (p. 67).
Ao final, o professor e poeta se reuniu com as escritoras brasileiras, lideradas por Izabel Cristina, onde cada autora teve a oportunidade de apresentar suas obras, fortalecendo os laços literários entre Brasil e França.
As escritoras Antônia Alves Ferreira, Edilusa Dotto Pasquoto, Izabel Cristina da Silva, Joanna da Silva, Maria Regina Crema, Maria Valda Mejia Noteno e Rosângela Arend, que estiveram presentes no evento, expressaram sua gratidão pela recepção calorosa, especialmente do Professor Dr. Leonardo Tonus, que se disponibilizou para realizar uma programação literária na Amazônia, especificamente em nosso estado.
Para Renata Dal-Bó, presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, a escrita supera fronteiras, e o trabalho que a AJEB Rondônia vem desenvolvendo está impulsionando a literatura brasileira no mundo inteiro.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Leave a Comment