Inscrições para o Programa CNH Social serão abertas no dia 30 de maio

Serão disponibilizadas 1.500 vagas em todo o estado, divididas entre ampla concorrência e Pessoas com Deficiência.

Com a finalidade de promover a inclusão social dos cidadãos mais vulneráveis, o governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), anuncia que o edital do Programa ‘CNH da Oportunidade’, a CNH Social, será publicado no dia 30 de maio, data em que as inscrições para os candidatos elegíveis também serão abertas. A ação está regulamentada pela Lei Estadual n° 5.947/2025.

CRITÉRIOS

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site do Detran-RO. Os interessados precisam atender a diversos critérios, incluindo: estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), ter 18 anos completos na data da inscrição, residir em Rondônia por pelo menos dois anos, comprovar renda familiar de até dois salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo, entre outros requisitos.

Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa representa uma importante iniciativa de acessibilidade e inclusão social, oferecendo oportunidades que podem melhorar as condições econômicas, pois a habilitação pode abrir portas para novos empregos.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destaca que o investimento totaliza R$ 5,5 milhões. “A CNH Social oferece diversas oportunidades, como o primeiro emprego, o retorno ao mercado de trabalho e a primeira habilitação. Com isso, cumprimos uma missão vital de transformar vidas por meio do acesso à habilitação, além de promover um trânsito seguro para todos.”

As 1.500 vagas disponíveis são destinadas a candidatos em ampla concorrência e a Pessoas com Deficiência (PcD), com a distribuição sendo proporcional ao número de habitantes de cada município.

A Diretora Técnica de Habilitação (DTH) do Detran-RO, Aline Lima, explica que “a seleção dos candidatos será feita de forma automatizada, através do sistema de inscrição, seguindo os critérios estabelecidos no edital. É importante que os interessados fiquem atentos às datas e documentos necessários para não perderem essa oportunidade”, aconselhou.

Fonte
Texto: Assessoria Detran
Fotos: Vanessa Mota
Secom – Governo de Rondônia