Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ocorrida na terça-feira (16) em Porto Velho, o governo de Rondônia entregou o Prêmio Equipe Rosa aos municípios que se destacaram na coleta do exame Papanicolau (PCCU), essencial para a prevenção e identificação precoce do câncer do colo do útero. Essa iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Um total de 64 equipes se inscreveram, representando 25 cidades do estado. Após uma análise cuidadosa dos resultados de 46 delas, foram escolhidas as três que tiveram o maior impacto e desempenho no cuidado da saúde feminina.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, comentou sobre a ação: “O Sistema Único de Saúde é constituído por profissionais que se dedicam a garantir atendimento a todos, mesmo nas regiões mais remotas. O Prêmio Equipe Rosa é uma homenagem à dedicação e resiliência desses colaboradores. Essa é uma vitória da saúde pública de Rondônia e, acima de tudo, uma conquista para as mulheres rondonienses. Continuaremos a apoiar políticas que priorizam a vida e a prevenção.”

Equipe da Unidade de Saúde José Adelino foi a grande vencedora

O Prêmio Equipe Rosa foi estabelecido a partir de um edital da Coordenação de Doenças Crônicas da Sesau, visando reconhecer e motivar as equipes de saúde da família a melhorar o atendimento e aumentar o acesso ao exame Papanicolau.

Durante a cerimônia, o secretário da Sesau, Jefferson Rocha, elogiou as equipes premiadas e todos os profissionais envolvidos. “Para construir uma saúde pública de qualidade, é necessário um esforço contínuo, planejamento eficaz e um compromisso genuíno com o cuidado. As equipes se destacaram pelo comprometimento, e os benefícios são para toda a população”, destacou.

A chefe do Núcleo de Oncologia da Sesau, Francisca Odalice da Silva, enfatizou que o Prêmio Equipe Rosa surgiu após a pandemia, com o intuito de encorajar as mulheres a buscarem o exame Papanicolau. “Nossa meta é a prevenção do câncer do colo do útero. Essa decisão é de gestão e de responsabilidade social. Este prêmio concretiza uma política que se dirige à base do SUS, que são as equipes da Atenção Primária”, afirmou.

PREMIAÇÃO

Porto Velho – 1º lugar

Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno
Município de Porto Velho recebeu um cheque simbólico no valor de R$ 100 mil, destinado à qualificação técnica da equipe vencedora

Com um aumento de 39% nas coletas de PCCU e um trabalho comprometido com a busca ativa e acolhida das mulheres, a equipe da Unidade de Saúde José Adelino foi a grande vencedora. O município recebeu um cheque simbólico de R$ 100 mil voltado para a qualificação técnica do time, além de uma placa de homenagem.

Nova Brasilândia d’Oeste – 2º lugar

A equipe do Centro de Saúde do Setor 15, em Nova Brasilândia d’Oeste, teve um notável crescimento de 115% nas coletas, conquistando assim a segunda colocação e uma placa de homenagem pelo trabalho inovador realizado no município.

Pimenta Bueno – 3º lugar

A Unidade Básica de Saúde Madre Tereza de Calcutá, em Pimenta Bueno, garantiu o terceiro lugar, sendo reconhecida pela excelência nas ações voltadas à saúde feminina. A equipe recebeu uma placa de reconhecimento por seus esforços.