Visando aprimorar a infraestrutura viária e diminuir os gastos com obras públicas, o governo de Rondônia inaugurou em 2022, na cidade de Vilhena, a 6ª Usina Asfáltica de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), a maior do estado. Este local possui uma das estruturas mais avançadas do mercado para a produção de asfalto quente, integrando a política estadual de revitalização da malha viária e trazendo benefícios diretos à população e à economia local.
A usina, subordinada ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), tem uma capacidade de produção de até 120 toneladas de asfalto por hora, utilizando equipamentos modernos que garantem maior precisão, eficiência, qualidade e um impacto ambiental reduzido.
Tecnologia em prol da infraestrutura
A usina conta com uma máquina principal que possibilita a produção do asfalto tipo CBUQ, com desempenho técnico elevado. Embora a capacidade total seja de 120 toneladas por hora, a recomendação é operar, em média, com 80 toneladas por hora, assegurando estabilidade e melhor aproveitamento dos recursos. Com isso, o governo de Rondônia agora tem uma estrutura própria no Cone Sul, facilitando o planejamento e a execução de obras em rodovias e áreas urbanas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância da usina para a região. “A unidade atende todo o Cone Sul, reduzindo custos com transporte e produção de asfalto, permitindo assim que possamos investir ainda mais em setores como educação, saúde, esporte e lazer”, destacou.
Eudes Ferreira da Costa Junior, gerente da 6ª Usina de Asfalto de Vilhena, destacou os benefícios da iniciativa. “Com a usina no município, o governo pode agir com mais agilidade nas demandas locais, sem depender da logística de outras partes do estado. Isso traz vantagens tanto para a população quanto para o desenvolvimento regional.”
Investimentos que geram obras
A construção da usina começou em agosto de 2021 e foi concluída em 2022, com um investimento de R$ 3.744.123, provenientes exclusivamente do Executivo estadual. Desde então, a unidade tem trabalhado em várias frentes, possibilitando a pavimentação e recuperação de vias em municípios estratégicos da Região Sul do estado.
Entre as obras realizadas com o asfalto produzido estão:
Pavimentação urbana – projeto Tchau Poeira;
Recapeamento urbano em Vilhena;
Recuperação das rodovias: RO-370 (Cabixi e Corumbiara), RO-391 (Chupinguaia), RO-496 (Novo Plano) e RO-499 (PDU Corumbiara);
Recuperação da malha urbana em Colorado do Oeste (RO-485);
Recapeamento da RO-370 (PDU Corumbiara); e
Intervenções na BR-435, em Pimenteiras.
Nas rodovias sob a jurisdição do DER-RO, aproximadamente 120 quilômetros de estradas são recuperados anualmente, além de parcerias para a melhoria da malha urbana nos municípios.
Redução de custos e benefícios para a população
A usina em Vilhena foi criada para diminuir os custos de transporte e produção de asfalto. Além das economias, o governo estadual ressalta melhorias na trafegabilidade, segurança nas estradas e agilidade na comercialização da produção agrícola.
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