Neste evento, foram fornecidas orientações sobre a importância das unidades de conservação na região.
O governo de Rondônia, em um esforço para reafirmar seu comprometimento com a proteção dos biomas amazônicos, realizou entre 1º e 8 de julho, com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e vários parceiros, uma significativa iniciativa de educação ambiental nos distritos de Nova Mutum e Jaci-Paraná. O objetivo foi conscientizar a comunidade local sobre a proteção das áreas conservadas e estabelecer parcerias para futuros projetos de sustentabilidade e preservação da biodiversidade.
Durante as atividades, foram discutidos temas como a relevância das unidades de conservação, os danos causados por queimadas ilegais e desmatamento, bem como a importância de preservar recursos hídricos e gerir de forma adequada os resíduos sólidos, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A iniciativa foi conduzida pela Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC), a Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a equipe de Segurança Patrimonial e o setor de Educação Ambiental de uma empresa do setor energético.
As atividades ocorreram nas imediações da Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos (ESEC-STI), ESEC Umirizal, Parque Nacional Mapinguari (ICMBio) e nas áreas de preservação permanente (APPs) da Usina Hidrelétrica. A programação incluiu visitas a escolas, associações, propriedades rurais e instituições locais, promovendo diálogos que visavam conscientizar moradores e estudantes sobre a conservação ambiental.
As visitas a escolas e comunidades locais foram um dos focos da ação.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou que essa iniciativa fortalece a proteção ambiental e promove o desenvolvimento sustentável. “Aumentar a consciência ambiental da população é essencial para preservar nossos biomas e construir um futuro mais equilibrado. Ações desse tipo reafirmam nosso compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com as próximas gerações”, afirmou.
Daniel Santos de Souza, coordenador da Cuc, ressaltou a participação ativa da população nas atividades. “O acolhimento da comunidade foi muito positivo, evidenciando o crescente interesse da sociedade em se envolver em práticas que fomentem o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. Isso facilita ainda mais o nosso trabalho”, declarou.
Marco Antonio Lagos, secretário da Sedam, destacou a importância estratégica da secretaria nas ações de educação e preservação ambiental em Rondônia. “A Sedam tem colaborado de maneira integrada com diversos parceiros para levar informação, sensibilização e apoio técnico às comunidades, especialmente nas áreas próximas às unidades de conservação. Nosso compromisso é reforçar as políticas públicas que protejam nossos recursos naturais e promovam a sustentabilidade em todo o estado”, evidenciou.
Leave a Comment