O governo de Rondônia deu início, nesta segunda-feira (28), à 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) e à 6ª edição da RondoLEITE, programadas para acontecer de 26 a 31 de maio no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Jí-Paraná. A cerimônia de lançamento, promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), ocorreu no Palácio Rio Madeira (PRM) em Porto Velho, com a presença de autoridades, produtores e representantes do setor, sublinhando a relevância da feira para o crescimento e modernização do agronegócio rondoniense.
Durante o evento, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou as conquistas significativas obtidas ao longo dos anos com a realização da feira. “Começamos em 2012 com resultados modestos, movimentando R$ 186 milhões, e hoje celebramos um evento que atingiu impressionantes R$ 4,4 bilhões em 2024. Isso demonstra a força do nosso produtor rural e o compromisso do governo em apoiar a inovação e as potencialidades do campo,” afirmou.
Com o tema “Do Campo ao Futuro”, a edição de 2025 promete inovações para atender à crescente demanda de expositores e visitantes. Destacam-se a criação de novos lotes para expositores e a ampliação da infraestrutura, incluindo um novo portal de acesso, que visa proporcionar maior visibilidade e funcionalidade ao público. O setor pecuário será fortalecido com a introdução do inédito Pavilhão da Pecuária de Corte, que reunirá as últimas tecnologias aplicadas à bovinocultura e à produção de carne de alta qualidade.
NOVIDADES
O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, ressaltou as novidades desta edição, em colaboração com a Emater-RO e a Idaron, além dos comprometidos produtores. “Estamos promovendo ações que vão além da simples exposição de produtos. A Trilha no Bosque, o 1º Concurso Estadual de Produção de Leite de Rondônia (CONLEITE), que premiará o setor leiteiro estimulando a produtividade e a qualidade, e o Stand Show visam incentivar a criatividade e práticas sustentáveis. Essas iniciativas modernizam a feira e colocam Rondônia como referência em tecnologia e sustentabilidade no agronegócio.”
Outra grande novidade deste ano é o retorno do Pavilhão da Piscicultura, reiterando o compromisso do estado com o desenvolvimento da cadeia aquícola, setor estratégico para a diversificação econômica de Rondônia. Além disso, a organização está investindo na Trilha no Bosque, que proporcionará aos visitantes uma experiência única, destacando a importância da sustentabilidade na produção agrícola.
Com uma trajetória de evolução e superação de metas, a 12ª Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE reafirmam seu papel como impulsionadoras do desenvolvimento agropecuário de Rondônia, consolidando o estado como uma das principais potências do agronegócio brasileiro.
Leave a Comment