A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) firmou, na sexta-feira (18), um contrato para a concessão do trecho da BR-364 em Rondônia, que conecta Vilhena a Porto Velho. O investimento total será de R$ 10,23 bilhões ao longo de 30 anos, com ênfase na operação, manutenção e modernização da rodovia.
O projeto será conduzido pela Concessionária de Rodovia Nova 364 S.A., uma parceria entre os consórcios 4UM e Opportunity, que venceram o leilão realizado em fevereiro deste ano. Um total de 686,7 quilômetros da rodovia será gerido pela iniciativa privada.
Reconhecida como uma rota essencial para o escoamento da produção agropecuária e para a logística na região Norte, a BR-364 é conhecida como Rota Agro Norte, sendo utilizada diariamente por um grande número de carretas que transportam grãos como soja e milho. Este trecho conecta a divisa com o Mato Grosso aos portos fluviais no rio Madeira, em Porto Velho.
Obras previstas
As melhorias planejadas incluem:
• Duplicação de 107,5 km;
• Criação de 190,5 km de faixas adicionais;
• Construção de 17,8 km de vias marginais;
• Implementação de 24 passarelas para pedestres;
• Instalação de 90 pontos de ônibus;
• Criação de 24 passagens para fauna.
Além disso, o projeto prevê a construção de acessos a portos, serviços de apoio aos usuários e ações de conservação.
Importância estratégica
A BR-364 é uma das principais artérias logísticas da Região Norte, conectando Rondônia a estados como Acre, Amazonas, Pará, Maranhão e Amapá. Esta rodovia é a principal via terrestre para a ligação com o Acre, desempenhando um papel fundamental na integração econômica entre o Norte e o restante do país.
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