Governo aprova novo zoneamento climático para cultivo do abacaxi em Rondônia

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a aprovação de um novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para o cultivo de abacaxi em sistema de sequeiro, abrangendo o estado de Rondônia. A portaria, divulgada hoje (13) no Diário Oficial da União (DOU), substitui as diretrizes anteriores e estabelece os períodos ideais para o plantio, além de identificar os municípios aptos, com base em 30 anos de dados meteorológicos. Essa iniciativa é um importante suporte para os produtores locais que já veem na fruta uma relevante fonte de renda.

Em Rondônia, a produção de abacaxi é predominantemente realizada por pequenos agricultores, especialmente nas áreas com solos mais arenosos e clima mais estável. Com essa nova atualização, os produtores disporão de um recurso técnico mais preciso para minimizar as perdas provocadas por escassez hídrica ou mudanças extremas de temperatura. O ZARC leva em conta aspectos como tipo de solo, distribuição das chuvas, evapotranspiração e risco de geadas, que são praticamente inexistentes na maior parte do estado, tornando a região favorable para o cultivo.

Esse zoneamento também é fundamental para assegurar o acesso a políticas públicas, como crédito rural e seguro agrícola, uma vez que os produtores que seguem as diretrizes do ZARC desfrutam de maior proteção em situações de perdas causadas por eventos climáticos. A cultura do abacaxi, sensível à falta de água em fases críticas de seu ciclo produtivo, requer cuidados específicos com o manejo e o momento de plantio — aspectos devidamente contemplados pelo estudo do Mapa.

Governo aprova novo zoneamento climático para cultivo do abacaxi em Rondônia

Publicidade

Publicidade Governo de Rondônia

Publicidade

Publicidade

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Publicidade

Publicidade