PORTO VELHO (RO) – O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), anunciou a saída do vice-governador Sérgio Gonçalves do cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). O anúncio foi feito durante uma entrevista ao vivo no canal Rema TV. Sérgio ocupava o cargo há dois anos e seis meses. Como seu sucessor, foi nomeado Lauro Fernandes da Silva Junior, que anteriormente atuava como diretor técnico operacional da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd.
A decisão vem após tensões políticas, incluindo a demissão de Junior Gonçalves (irmão de Sérgio) da chefia da Casa Civil, enquanto Rocha estava em missão oficial em Israel, durante o conflito entre Israel e Irã. No último fim de semana, durante a inauguração de áreas reformadas no hospital regional de Guajará-Mirim, o governador descreveu como “covarde” a tentativa de Sérgio de assumir o comando do Executivo durante sua ausência.
Segundo Marcos Rocha, o vice-governador teria se aliado a deputados estaduais para bloquear a aprovação de uma Emenda à Constituição, que permitiria ao chefe do Executivo atuar remotamente na sua ausência. Rocha também afirmou que parlamentares reafirmaram seu apoio mesmo estando fora do país.
Apesar da exoneração da Sedec, Sérgio Gonçalves continuará como vice-governador, mantendo uma pequena estrutura de gabinete no Palácio Rio Madeira, sede do Governo do Estado.
Leave a Comment