Governador Marcos Rocha abre oficialmente a colheita do cacau em Rondônia e exalta potencial do estado no cenário nacional | Geral

Por Assessoria
Publicada em 13/04/2025 às 09h50

Neste sábado (13), o município de Buritis sediou a cerimônia oficial que marca o início da colheita do cacau em Rondônia, conforme estipulado pela Lei nº 4.526/2019, sancionada pelo governador do estado, coronel Marcos Rocha. A data é significativa não apenas por celebrar a cultura cacaueira, mas também por reconhecer os esforços do Estado em apoiar o fortalecimento dos produtores rurais, evidenciando o potencial de Rondônia como um polo nacional na cacauicultura.

Governador Marcos Rocha abre oficialmente a colheita do cacau em Rondônia e exalta potencial do estado no cenário nacional | Geral

Durante a solenidade, o governador Marcos Rocha enfatizou a importância estratégica da produção de cacau para a economia local. “Hoje não estamos apenas iniciando a colheita de uma das culturas mais promissoras do nosso estado, mas também celebrando o esforço, a dedicação e o talento dos produtores que colocam Rondônia entre os maiores do Brasil. Esta é uma data histórica que reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento rural e sustentável”, declarou.

CONQUISTAS

O evento também celebrou o produtor Mauro Celso Tauffer, de Buritis, que obteve o 3º lugar na categoria Varietal e foi premiado em outra categoria no Concurso Nacional de Cacau Especial 2024, realizado em Belém (PA). Esta conquista ressalta o papel de destaque do município, que é o segundo maior produtor de cacau em Rondônia, um estado que ocupa a 4ª posição no ranking nacional e a 2ª na região Norte, de acordo com o IBGE.

“O reconhecimento que estamos recebendo é resultado de muito trabalho, investimento e cuidado em cada fase da produção. Produzimos um cacau diferenciado e é uma honra representar Buritis e Rondônia em âmbito nacional”, afirmou Mauro Celso Tauffer.

O secretário estadual de Agricultura, Luiz Paulo, destacou os progressos do setor. “Rondônia tem se consolidado como uma potência na produção de cacau especial. Exportamos 98% da nossa produção para a Bahia, onde grandes indústrias como Barry Callebaut e Cargill do Brasil reconhecem a nossa qualidade. Com apoio técnico, pesquisa e políticas públicas, estamos transformando nossa agricultura e criando mais oportunidades no campo”, afirmou.