A Polícia Civil deteve, nesta terça-feira (7), três indivíduos suspeitos de pertencer a uma organização criminosa que incendiou provedores de internet em cidades interioranas de Rondônia. A operação foi liderada pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco2) e pela Delegacia de Jaru, em colaboração com a unidade de inteligência da Polícia Militar.
Ataques na madrugada
Conforme as investigações, os ataques ocorreram na madrugada, afetando provedores em Jaru e Theobroma. Essas ações criminosas teriam como objetivo extorquir empresários do setor, que estavam sendo ameaçados a fechar suas atividades sob coação de uma facção.
Câmeras de segurança capturaram as ações em Jaru, o que possibilitou uma resposta imediata por parte das autoridades. Horas após os incidentes, equipes policiais localizaram os suspeitos tentando fugir para Vale do Anari, resultando em prisões em flagrante.
Prisão e apreensões
Durante a abordagem, os policiais apreenderam dois pés de maconha, o que pode agravar as acusações relacionadas ao incêndio e à associação criminosa. Os detidos foram levados para a delegacia, onde a Draco2 formalizou a prisão em flagrante.
Os suspeitos enfrentarão acusações de incêndio, associação para tráfico e participação em uma organização criminosa.
Reação da Polícia Civil
O Delegado-Geral da Polícia Civil, Jeremias Mendes, enfatizou que o combate a facções criminosas é uma prioridade. “As ações de organizações criminosas em Rondônia sempre receberão uma resposta adequada da Polícia Civil e das forças de segurança. Não permitiremos intimidações ou ataques à ordem pública”, declarou.
Levantamento de ataques em série
Dados de uma entidade nacional indicam que, em Rondônia, dez provedores de internet foram ameaçados recentemente, sendo que nove sofreram incêndios ou depredações. Em um único dia, cinco lojas de diferentes empresas foram destruídas de forma coordenada nas cidades de Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
As forças de segurança reiteraram que a operação de hoje é uma demonstração do compromisso em combater a atuação de facções criminosas e garantir a ordem pública no estado.
Leave a Comment