Ensino profissionalizante de Rondônia prepara o trabalhador do futuro | Geral

Por João Albuquerque
Publicada em 02/05/2025 às 12h02

A constante evolução do mercado de trabalho, impulsionada pelo avanço tecnológico e pelas mudanças na rotina da sociedade contemporânea, demanda que os profissionais se adaptem às novas realidades. Este cenário de rápida transformação afeta os principais pilares da economia: produção, distribuição, circulação e consumo de bens e serviços. Nesse contexto, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está capacitando estudantes de Rondônia, preparando-os para as exigências do futuro. Educadores da instituição estão participando, esta semana, do maior evento de inovação e tecnologia na educação da América Latina, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo. A programação, que inclui palestras, workshops e uma feira de produtos e serviços pedagógicos, começou na segunda-feira (28) e se estendeu até a quinta-feira (1º).

TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS

O evento teve como um dos temas centrais a preparação dos alunos para os desafios da vida profissional. Reunindo representantes de instituições de ensino, provedores de soluções, governos, edtechs e organizações do terceiro setor, o encontro visou criar um ambiente propício para troca de ideias e busca de soluções sobre as transformações educacionais e sociais.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que os estudantes estão tendo acesso a um ensino profissionalizante de qualidade, adaptado às tendências do mercado. “Rondônia tem uma das menores taxas de desemprego do país, e os cidadãos têm um ambiente favorável para conseguir um emprego ou investir em empreendedorismo, com currículos atualizados”, afirmou.

NOVAS PROFISSÕES

Os alunos de Rondônia estão vislumbrando um horizonte de novas oportunidades. O Curso de Operador de Drone atrai aqueles que desejam se qualificar para ocupar novas funções que estão emergindo no promissor ecossistema digital. Deivison Hurtado de Morais, 28 anos e operador de estação de tratamento de água, expressou seu interesse na área: “Quero mudar de atuação e vejo essa como uma ótima oportunidade para me qualificar para um emprego em ascensão”, comentou, morador do Bairro Teixeirão, em Porto Velho.

A capacitação tecnológica é um dos caminhos para quem busca uma carreira de sucesso.

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, também esteve no evento com uma equipe técnica e enfatizou a importância de abordar temas voltados para o futuro. “Preparar o aluno para o mercado de trabalho é um desafio cada vez maior, pois um profissional que deseja se destacar não pode adiar sua qualificação. O aprendizado deve ser contínuo, pois as mudanças ocorrem em um ritmo acelerado.”

TEMAS ABORDADOS

1. Aplicando Metodologias Ativas na Construção de Futuros Possíveis;
2. Da Tradição à Inovação: Reimaginando a Educação Superior e Profissional;
3. Gestor Hoje: Estratégias para Liderar Escolas em um Mundo em Transformação;
4. Transformação Digital: Nova Geração X Tradição;
5. O papel das empresas de tecnologia na capacitação dos talentos do futuro do mercado;
6. Organizações que Aprendem: Inovação e Colaboração para um Futuro em Transformação;
7. Como as próximas Gerações vão consumir a Educação no Futuro;
8. Inovação aberta: o futuro da educação na colaboração;
9. Educação para um Futuro Sustentável: O Papel do Currículo na Formação de Cidadãos Globais;
10. Educação Inclusiva e Futuros Regenerativos: Caminhos para uma Escola que Acolhe a Todos;
11. A Escola do Futuro: Onde o Amanhã Começa Hoje;
12. Cocriação de Futuros Desejáveis para Educação: Ferramentas Práticas de Pedagogia de Futuros para Educadores e Gestores.