A rápida transformação do mercado de trabalho, impulsionada pelo avanço tecnológico e pelas mudanças na sociedade contemporânea, demanda que os profissionais se adaptem para manter-se atualizados com a agilidade da economia, que está em constante evolução nos seus principais aspectos: produção, distribuição, circulação e consumo de bens e serviços. Nesse contexto, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está capacitando estudantes em Rondônia, alinhando suas competências às necessidades do futuro. Para isso, educadores da instituição estão participando, esta semana, do maior evento de inovação e tecnologia educacional da América Latina, que ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo. A programação, que inclui palestras, workshops e uma feira de produtos e serviços pedagógicos, iniciou-se na segunda-feira (28) e se estenderá até esta quinta-feira (1º).
TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
Durante o evento, um dos principais tópicos discutidos foi o futuro da educação e os desafios em preparar os alunos para as exigências do mercado de trabalho moderno. O encontro reúne representantes de instituições de ensino, provedores de soluções, governos, edtechs e organizações do terceiro setor, criando um espaço para troca de ideias, conexões e propostas sobre as mudanças educacionais, sociais e tecnológicas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que os estudantes estão recebendo um ensino profissionalizante de qualidade adaptado às tendências do mercado. “Rondônia tem uma das menores taxas de desemprego do país, e os cidadãos têm acesso a um ambiente favorável para conseguir emprego ou investir em negócios, com currículos atualizados,” afirmou.
NOVAS PROFISSÕES
Nos céus de Rondônia, muitos alunos veem um horizonte repleto de oportunidades. O Curso de Operador de Drone atrai aqueles que buscam se preparar para as novas profissões emergentes na era tecnológica. Deivison Hurtado de Morais, 28 anos, operador de estação de tratamento de água, expressou sua ambição ao saber da nova parceria. “Quero mudar de área e estou aproveitando a oportunidade para me qualificar em um trabalho em alta,” enfatizou, morador do Bairro Teixeirão, em Porto Velho.

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, que está presente no evento com uma equipe técnica da instituição, destacou a relevância dos temas discutidos em foco no futuro. “Preparar os alunos se torna cada vez mais desafiador, pois o trabalhador que deseja se destacar no mercado não pode esperar pelo amanhã para se qualificar. O aprendizado deve ser contínuo, uma vez que as transformações ocorrem em ritmo acelerado,” afirmou.
TEMAS ABORDADOS
- Aplicação de Metodologias Ativas na Construção de Futuros Possíveis;
- Da Tradição à Inovação: Reimaginando a Educação Superior e Profissional;
- Gestão Hoje: Estratégias para Liderar Escolas em um Mundo em Transformação;
- Transformação Digital: Nova Geração X Tradição;
- O papel das empresas de tecnologia na capacitação de talentos futuros;
- Organizações que Aprendem: Inovação e Colaboração para um Futuro em Transformação;
- Como as Próximas Gerações Consumirão a Educação no Futuro;
- Inovação Aberta: O Futuro da Educação está na Colaboração;
- Educação para um Futuro Sustentável: O Papel do Currículo na Formação de Cidadãos Globais;
- Educação Inclusiva e Futuros Regenerativos: Caminhos para uma Escola que Acolhe a Todos;
- A Escola do Futuro: Onde o Amanhã Começa Hoje;
- Cocriação de Futuros Desejáveis para a Educação: Ferramentas Práticas de Pedagogia de Futuros para Educadores e Gestores;
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque e divulgação do Bett Brasil
Secom – Governo de Rondônia
Leave a Comment