Empresários de Rondônia alinham estratégias com Denis Minev para colocar a Amazônia no centro da COP 30

Na manhã desta segunda-feira (28), empresários e líderes dos setores industrial, comercial, de serviços e agronegócio de Rondônia se reuniram no auditório da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), em Porto Velho, para um diálogo com Denis Minev, diretor-presidente da Bemol e Enviado Especial do Setor Privado Amazônico para a COP 30.

Durante quase duas horas, Minev compartilhou detalhes sobre as articulações que está realizando para que empresas da Amazônia participem da conferência com propostas concretas de desenvolvimento sustentável. Os participantes debateram oportunidades de financiamento climático, parcerias tecnológicas e estratégias para valorizar as cadeias produtivas locais, sem comprometer a preservação ambiental.

Os organizadores consideraram o encontro um “ponto de partida” para que Rondônia — e o setor privado amazônico em geral — assuma um papel de destaque na agenda climática global.

Ao final, foi decidida a formação de um grupo de trabalho, liderado pela FIERO em parceria com a Bemol, com o objetivo de transformar as propostas discutidas em projetos a serem apresentados oficialmente durante a COP 30.

Empresários e líderes setoriais, junto a Denis Minev, encerram a reunião na sede da FIERO, dando início à mobilização de Rondônia rumo à COP 30

O fórum

A COP 30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), acontecerá em 2025, na cidade de Belém (PA). Este é o principal fórum mundial de negociação climática, reunindo quase 200 países em torno de metas de redução de emissões e financiamento da transição energética.

Será a primeira vez que a cúpula global ocorrerá na Amazônia, um evento histórico que ampliará a visibilidade internacional da região e criará condições sem precedentes para atrair investimentos, influenciar políticas públicas e fortalecer cadeias produtivas sustentáveis.

Denis Minev destaca seu papel na COP30: ‘A Amazônia não é ré, é credora no balanço ambiental do mundo’

O CEO da Bemol foi nomeado enviado especial da conferência climática e propõe uma mobilização global com a liderança da Amazônia para transformar a economia da floresta.

Empresários de Rondônia alinham estratégias com Denis Minev para colocar a Amazônia no centro da COP 30