Embratur e Secretaria de Turismo de Rondônia debatem promoção internacional do Birdwatching | Tudo Rondônia

Renato Vaz/Embratur

No último dia 16, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se encontrou com representantes das Secretarias de Turismo Estadual e Municipal de Rondônia, na sede da agência em Brasília, para discutir novas estratégias para a promoção internacional do turismo de observação de aves e pesca esportiva no estado.

A região Norte do Brasil, reconhecida por sua vasta diversidade de espécies, abriga aves migratórias e raras, como o Jacamim-de-costas-verdes e o pazinho-estriado-de-rondônia, além de outras como o Arapaçu-de-bico-curvo-de-rondônia. Esses fatores fazem de Rondônia um verdadeiro paraíso para os amantes do Birdwatching. Durante a reunião, foram analisadas estratégias para atrair turistas internacionais, focando em mercados como o Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Canadá e Alemanha.

Marcelo Freixo destacou o crescente interesse pelo turismo no Brasil, que recebeu 5,3 milhões de visitantes internacionais no primeiro semestre, e ressaltou o potencial de crescimento trazido pelo Plano Brasis. “Rondônia é uma nova rota que deve ser incluída no plano de marketing nacional. O Plano Brasis é um grande desafio devido à diversidade do Brasil e visa despertar o interesse de turistas para as riquezas de nosso país”, afirmou Freixo.

O turismo de pesca esportiva também foi um ponto abordado, com ênfase no Plano de Desenvolvimento do Turismo de Pesca Esportiva de Rondônia. As cidades de Porto Velho, Pimenteiras do Oeste, Cabixi, Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis e Guajará-Mirim devem ser inicialmente promovidas para esse setor.

O professor e secretário executivo de Turismo de Porto Velho, Aleks Palitot, convidou Marcelo Freixo a visitar a Reserva Extrativista Lago do Cuniã, localizada no Baixo Madeira, em Porto Velho. Essa reserva é rica em biodiversidade e abriga diversos igarapés e uma avifauna variada, principalmente aves aquáticas, consolidando-se como um destino ideal para ecoturismo e observação de aves.

Birdwatching

O turismo de observação de aves tem ganhado popularidade, atraindo viajantes que buscam não apenas relaxar, mas também se conectar com a rica fauna brasileira. Com 18% da diversidade mundial de pássaros, o Brasil se apresenta como um destino indispensável para quem deseja viver essa experiência única.

Embratur e Secretaria de Turismo de Rondônia debatem promoção internacional do Birdwatching | Tudo Rondônia