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A partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas em todo o Brasil agora têm a opção de atendimento presencial para resolver questões relacionadas a descontos não autorizados em seus benefícios. É possível consultar, contestar e acompanhar a análise desses descontos diretamente nas agências dos Correios.
Em Rondônia, há 59 agências dos Correios capacitadas para atender os beneficiários em 52 municípios do estado. A capital, Porto Velho, tem o maior número, com sete agências. Jaru possui duas, enquanto as outras cidades contam com uma agência cada.
→ Confira a lista de agências dos Correios cadastradas
ABRANGÊNCIA NACIONAL – Mais de cinco mil agências participam em todo o Brasil. Este serviço foi criado especialmente para quem enfrenta dificuldades com os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.
A nova iniciativa amplia consideravelmente a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS, especialmente em regiões sem unidades do INSS. Além disso, fortalece o papel dos Correios como um braço do Governo Federal no combate a fraudes que afetam os idosos.
“Queremos alcançar quem mais precisa: pessoas que não conseguiram resolver suas questões pelo aplicativo ou pelo telefone 135”, afirma o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. “Nosso objetivo é garantir que ninguém fique sem assistência. A parceria com os Correios é estratégica. Esse atendimento mais humano e próximo é o que nosso público merece e precisa.”
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LOCAIS SEM AGÊNCIA HABILITADA – Para as regiões ainda não atendidas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento para garantir a universalização dos serviços.
SEGURANÇA – A parceria inclui protocolos rigorosos de segurança, com atendimento realizado apenas por profissionais treinados nas agências dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando confidencialidade e rastreabilidade.
Nas agências, aposentados e pensionistas podem:
- Consultar se houve algum desconto em seu benefício
- Contestar descontos não autorizados
- Confirmar se algum desconto foi realmente autorizado
- Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis)
- Analisar documentos enviados por associações
- Receber um protocolo de atendimento com instruções para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS
GOLPES – Nenhum funcionário do INSS ou dos Correios está autorizado a visitar sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é realizado apenas pelo aplicativo, pelo site do INSS, pela Central 135 e, agora, presencialmente nas agências dos Correios.
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