Em Rondônia, 25 prisões por furto de energia foram registradas nos meses de março e abril | Tudo Rondônia

A Energisa Rondônia executou várias inspeções para combater o furto de energia nos meses de março e abril deste ano, abrangendo diferentes cidades do estado, como Alta Floresta, Ariquemes, Porto Velho, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, Cacoal e Vilhena. Essa operação contou com a colaboração da Polícia Militar e da POLITEC de Rondônia, resultando na prisão de 25 indivíduos envolvidos em práticas criminosas.

A Energisa ressalta que o furto de energia, conhecido popularmente como “gato”, é regulamentado pelo Art. 155 § 3º do Código Penal brasileiro. Além de ser ilegal, essa prática pode ocasionar acidentes gravíssimos, compromete a qualidade do fornecimento de energia e eleva os custos da conta de energia. Ademais, há a consequente perda de arrecadação de ICMS pelo estado de Rondônia; em 2024, por exemplo, o estado deixou de arrecadar mais de R$ 160 milhões, montante suficiente para adquirir cerca de 400 ambulâncias ou construir 1.200 moradias populares.

“O furto de energia afeta toda a sociedade, pois representa riscos à segurança, prejudica a qualidade do serviço oferecido e encarece a conta de energia”, explica Daniel Andrade, gerente de Combate às Perdas da Energisa.

Denúncias Anônimas

Se você identificar um furto de energia, pode fazer uma denúncia anônima pelo telefone 190 da polícia ou pelo contato da Energisa, que é 0800 647 0120.