Educação indígena em Rondônia recebe materiais permanentes e pedagógicos | Tudo Rondônia

Materiais essenciais para o desenvolvimento das atividades escolares foram entregues, como tablets, televisores, mobiliário escolar, kits escolares e livros didáticos.

O governo de Rondônia lançou várias iniciativas importantes para as escolas indígenas situadas ao longo dos rios Mamoré, Sotério e Guaporé. A ação abrangeu 11 escolas, beneficiando alunos de ensino fundamental I e II, assim como do ensino médio, este oferecido através da Mediação Tecnológica. Segundo a Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guajará-Mirim, entre os dias 7 e 15 de abril, foram entregues materiais permanentes e pedagógicos fundamentais, como tablets, televisores, mobiliário escolar, kits escolares e livros. Adicionalmente, as escolas também receberam melhorias na merenda escolar, garantindo alimentação adequada aos alunos.

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As melhorias na merenda escolar garantem a alimentação dos estudantes.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que as ações promovidas pela SRE de Guajará-Mirim fortalecem a valorização da educação indígena, assegurando o direito à aprendizagem, o respeito às tradições e o fortalecimento da identidade cultural. “Através de investimentos contínuos, o governo estadual demonstra compromisso com a construção de uma educação mais inclusiva e eficaz para todos.”

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

Um ponto crucial da iniciativa foi o acompanhamento nutricional, realizado por nutricionistas da Superintendência Regional de Educação. Estes profissionais capacitaram os agentes de alimentação indígena e realizaram avaliações antropométricas para assegurar uma dieta adequada e monitorar o crescimento saudável das crianças e adolescentes.

A superintendente regional de educação, Eunice de Oliveira Pires Santos, destacou os avanços na educação indígena na região. “Nosso trabalho visa garantir não apenas a infraestrutura das escolas, mas também a capacitação contínua de professores e profissionais que atuam nas comunidades. A Seduc e o governo estadual têm investido na melhoria da qualidade do ensino, respeitando as especificidades culturais dos povos indígenas e promovendo sua inclusão.”

O acompanhamento nutricional realizado pelos nutricionistas da SRE foi fundamental.

De acordo com a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, as localidades remotas das escolas indígenas representam um desafio logístico para o transporte de materiais e equipes. “Nesse cenário, a Mediação Tecnológica se torna uma ferramenta essencial para levar o ensino médio a essas comunidades, promovendo igualdade de oportunidades educacionais em relação às demais escolas do estado”, explicou.

VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA

A superintendente da SRE de Guajará-Mirim também mencionou a colaboração com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), especialmente a equipe local, pelo suporte logístico na entrega dos materiais. “A cooperação entre as instituições foi vital para o êxito da ação, garantindo que os insumos chegassem de forma segura e eficiente às comunidades de difícil acesso. Essa união de esforços evidencia o compromisso do governo do estado com a inclusão e qualidade da educação para os povos tradicionais de Rondônia.”