DOCUMENTÁRIO: Skatistas rondonienses contam história do esporte no estado

No último sábado (19), ocorreu o lançamento do documentário “Skate em Rondônia”. O skate, que ganhou destaque nos últimos anos devido ao seu apelo crescente, especialmente após sua estreia nas Olimpíadas, está se tornando cada vez mais popular.

A prática do skateboarding, que já foi vista com desdém, agora conquistou o coração do público, que o apoia com a mesma paixão que teria por um time de futebol.

Na semana passada, Porto Velho teve a honra de apresentar o primeiro registro audiovisual da história do skate no estado, com depoimentos de skatistas de diversas gerações. O lançamento aconteceu no Teatro Banzeiros e contou com a presença de skatistas e entusiastas do esporte.

O documentário foi produzido e roteirizado pelo skatista Cauã Modesto, com direção de Argeu Bastos, também skatista. Juntos, eles se dedicaram a apresentar relatos exclusivos de skatistas que começaram a praticar o esporte nos anos 80, assim como novas gerações.

Conforme destaca o diretor Argeu Bastos, “A importância da prática do esporte em nosso estado é fundamental e este registro é histórico para o skate, promovendo a cultura e o audiovisual em uma cidade que ainda enfrenta desafios nesta área, mas que efetivamente transforma vidas e se torna um estilo de vida.”

*O documentário foi realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo, através do Edital de Chamamento Público Nº 003/2023/FUNCULTURAL, da Prefeitura de Porto Velho, em colaboração com o Ministério da Cultura e o Governo Federal.