O Projeto Terra Cura, que há quase nove anos se dedica à educação ambiental dentro da permacultura (cultura da permanência), foi agraciado pela Lei Paulo Gustavo através do Edital Nº 01/2024/Sejucel Edital LPG – Audiovisual – Bolsas Culturais para Artes em Vídeo, para a produção de um documentário de quinze minutos que retratará sua trajetória.
O documentário “Terra Cura” irá apresentar um panorama da história desse movimento de Permacultura, destacando a participação de homens e mulheres de diferentes idades e contextos, que compartilham suas experiências como parte de um coletivo empenhado em resgatar saberes ancestrais e integrá-los a novas tecnologias sustentáveis. O objetivo é promover uma transição para uma vida mais harmônica e sustentável com a natureza.
“Esse projeto nasceu de uma conscientização sobre como os seres humanos habitam o planeta. O Terra Cura começou com uma iniciativa de reflorestamento e evoluiu para um movimento coletivo, reunindo mais pessoas com um interesse comum: estabelecer assentamentos humanos sustentáveis, permitindo que a humanidade viva em harmonia com a natureza, colaborando ao invés de competir com ela”, comenta Luana Lopes, jornalista, permacultora, co-criadora e gestora do Projeto Terra Cura.
O documentário apresentará narrativas que convidam à reflexão sobre o impacto de nossas ações no meio ambiente, além de sugerir soluções para diversos problemas ambientais que a sociedade enfrenta atualmente.
“Estamos desenvolvendo este documentário com o intuito de promover a educação ambiental e inspirar a integração das necessidades humanas com as do meio ambiente”, destaca Luana.
A produção do documentário teve início em fevereiro, e atualmente, estão sendo realizadas filmagens de cenas e depoimentos que farão parte da obra audiovisual. O lançamento está programado para agosto, por meio de plataformas digitais, além de três exibições presenciais, públicas e gratuitas.
Leave a Comment