A Cia de Dança Tsunami, um coletivo artístico da periferia de Porto Velho (RO), participará nesta sexta-feira, 11, às 14 horas, do projeto Mafuá Educa+, organizado pelo Instituto Mafuá, na cidade de Santa Terezinha, na Bahia. Durante o evento, a companhia apresentará sua encenação em dança intitulada “Amazonina – Um Espetáculo Nortista”.
O produtor artístico da Cia, Leonardo Lira, destaca que o espetáculo é uma homenagem à rica diversidade cultural da floresta amazônica. “Com coreografias cativantes, figurinos inspirados e trilhas sonoras da região, a apresentação leva o público a um mundo repleto de lendas, saberes ancestrais e expressões artísticas do Norte do Brasil”, explica.
Além da estética envolvente, o projeto propõe uma reflexão sobre as urgências climáticas e a importância da preservação da Amazônia, um patrimônio vital para a saúde do planeta, acrescenta Lira.
Oficina
Em complemento à programação do Mafuá Educa+, a companhia conduzirá uma oficina educativa focada no meio ambiente, destinada a estudantes do 1º ao 6º ano que participam do projeto. Esta atividade, realizada de maneira lúdica e participativa, tem como objetivo promover a conscientização ecológica e apresentar práticas sustentáveis que as crianças podem adotar em seu cotidiano.
A presença da Cia Tsunami no Mafuá Educa+ é possibilitada pelo apoio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura/Funarte/Fundo Nacional de Cultura.
Para Lira, essa iniciativa fortalece os laços culturais entre as regiões Norte e Nordeste, evidenciando a arte como uma ferramenta essencial de educação, sensibilização e mudança social.
Cia Tsunami
Fundada há 13 anos na Zona Leste de Porto Velho, a Cia Tsunami é reconhecida como um Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. Ao longo dos anos, tornou-se uma referência na promoção da arte e da dança em comunidades periféricas, trabalhando com jovens em situação de vulnerabilidade e valorizando as identidades culturais da Amazônia. Com diversos prêmios e projetos de impacto social, a companhia constrói conexões entre arte, cidadania e transformação.
Leave a Comment